Cópia de Sem nome (5).png

Blog MecTRIA

  • Matheus Perbone

Serviços MecTRIA: Automação


Conceito

Automação vem do grego autómatos, que significa “aquilo que se movimenta sozinho”. De um modo mais formal, o conceito de automação é definido como um sistema que une equipamentos eletrônicos (técnicas computadorizadas) e mecânicos, que juntos controlam o próprio funcionamento praticamente sem a intervenção do ser humano, de modo a otimizar os processos produtivos das indústrias.

O termo se propagou após a segunda metade do século XVIII, com engenhosos dispositivos mecânicos atuando no sistema de produção agrário e industrial. Em 1961, a General Motors instalou o primeiro braço robótico na linha de produção industrial, o robô Unimate. No cenário atual, o termo mais difundido da automação é a inteligência artificial, a qual se baseia em um sistema capaz de reconhecer padrões e, a partir disso, ser capaz de raciocinar e dar uma solução que otimize o processo.

A automação tem objetivos que geram benefícios para a sociedade, tais como a redução de custo da produção e maior eficiência da mesma, uma melhoria na qualidade do produto, aumento da segurança do processo industrial e uso eficiente de recursos.

Aplicação da automação

Uma aplicação da automação são os tornos que trabalham com o sistema do CNC (Comando Numérico Computadorizado), no qual os controles de funcionamento da máquina são programáveis em computadores. Outra aplicação é o Computer Aided Engineering (CAE) ou Engenharia Auxiliada por Computador, que utiliza softwares para dar suporte ao desenvolvimento de projetos de Engenharia.

Projetos que relacionam sistemas combinados com sensores e otimizam um procedimento, são sistemas automatizados que utilizam das técnicas de automação. A MecTRIA realiza projetos deste gênero, através de uma equipe de qualidade e com conhecimento no assunto!

Está interessado em otimizar algum processo em sua empresa através da automação? Agende um diagnóstico GRATUITO com a MecTRIA!

0 comentário
Posts Recentes