Cópia de Sem nome (5).png

Blog MecTRIA

  • Caio Henrique Dantas

Serviços MecTRIA: Materiais e Processos de Fabricação


DEFINIÇÃO: MATERIAIS E PROCESSOS DE FABRICAÇÃO COM FOCO EM USINAGEM

Na pré-história (há 2,5 milhões de anos) foram datadas as primeiras ferramentas, onde o homem utilizava pedras para construção das mesmas. Com a descoberta dos metais, essas ferramentas de pedras foram substituídas por eles.

O torno de Maudslay foi a primeira ferramenta projetada a partir dos princípios modernos, em 1848, durante a Revolução Industrial, dando início aos processos de usinagem conhecidos atualmente.

Logo, desde a antiguidade o homem necessitava de ferramentas para suas fabricações. Nos dias de hoje, os materiais fazem parte desse processo de construção, os mesmos estabelecem as relações entre composição, estrutura, propriedades e processamento, bem como as técnicas de análises e caracterização, além da regularidade de suas alterações sobre influência térmica, química ou mecânica. Alguns dos materiais estudados na Engenharia Mecânica são: metais, polímeros, cerâmicas, biomateriais, semicondutores e compósitos.

Processos de Fabricação são os métodos como um projeto de construção ou transformação é exercido, envolvendo os processos de fundição, lingotamento, usinagem, torneamento, forjamento, laminação, trefilação, extrusão, soldagem e demais, bem como os sistemas, a gestão e a automação da manufatura.

Usinagem é o processo de trabalhar sobre determinada peça, com o auxílio de máquinas, para dar-lhe forma final, ou seja, é um processo de transformação, onde um material sólido é transmudado na peça desejada. É um termo que cobre vários processos de manufatura que envolvem remoção de material. Kalpakjian (2000) expõe que a remoção de material visa obtenção das formas finais, acabamento superficial adequado e alcançar os valores de tolerância requeridos. Quase todos os produtos manufaturados têm componentes que foram usinados. Logo, a usinagem atribui a forma ou acabamentos do produto final.

NA PRÁTICA

Atualmente existe uma variedade de mais de 50.000 materiais (FERRANTE, 2002), fato que prova o quanto o conhecimento destes é importante para a área da engenharia mecânica.

A vantagem do conhecimento dos materiais e processos de fabricação está, por exemplo, nos fatores de segurança do trabalho, o que interfere diretamente na parte econômica e resultado final de um projeto.

Logo, ter esse conhecimento auxilia na escolha para o uso e determinação das propriedades e qualidade tecnológica para cada tipo de trabalho. Por exemplo, um estudo acerca de determinado material que compõe uma peça ou produto, é importante pois o mesmo pode ser substituído por um mais leve e resistente, tornando a qualidade final superior.

A MecTRIA faz assistência nessas atividades gerando a melhoria de produtos, além de analisar os parâmetros utilizados para usinar determinada peça, se estes parâmetros estiverem fora de um padrão ideal, o fluido e a ferramenta de corte também, tempo e dinheiro estarão sendo desperdiçados.

Para que o produto final tenha um bom desempenho é importante que as condições de trabalho estejam adequadas, esse fator associado ao conhecimento de materiais e os processos de fabricação compõe a essência final do projeto.

Agora que sabe um pouco mais sobre materiais e processos de fabricação, o que está esperando para marcar um diagnóstico GRATUITO com a MecTRIA, e alavancar seu negócio?

0 comentário
Posts Recentes