Cópia de Sem nome (5).png

Blog MecTRIA

  • MecTRIA

Como a engenharia mecânica pode ajudar em seu negócio?



O engenheiro mecânico é responsável pelo desenvolvimento, construção e manutenção dos mais diversos tipos de equipamentos que auxiliam a produção e garantem a qualidade dos produtos, facilitando, assim, toda produção.


Na intenção de se manter na competitividade do mercado atual, a procura pela redução do tempo de produção é muito visada, pois, através da mesma é possível reduzir o custo unitário dos produtos devido a uma quantidade maior do mesmo produzida.


Um grande exemplo de investimento que gerou uma das maiores empresas automotivas até os dias de hoje, foi o realizado por Henry Ford, que teve altos investimentos nos equipamentos e na linha de produção no início do século XX. Seu investimento não gerou apenas gigantescos lucros, mas também proporcionou uma revolução em toda indústria automobilística.


Vários métodos podem ser empregados para alcançar esse objetivo, dentre eles, encontrar a otimização do processo de manufatura, através da redução de perdas do estoque e, também, por meio da melhor disposição dos equipamentos dentro de uma empresa favorecendo o manuseio e movimentação durante o processo de fabricação.


Outro processo muito explorado é o desenvolvimento de máquinas que realizem o processo de forma precisa e rápida, realizando - muitas vezes - de forma simples trabalhos que uma pessoa teria dificuldade. O investimento em novos maquinários é extremamente eficiente, visto que o retorno e os benefícios obtidos são extraordinários.


Algo a se atentar é a manutenção dos equipamentos, que a longo prazo oferece ao equipamento uma redução considerável no gasto do mesmo, aumento da vida útil e reduz a chance de falhas. Quando todos esses fatores são levados em consideração nota-se que a manutenção é relativamente barata, já que a quebra ou falha do equipamento gera um gasto enorme tanto na correção da mesma quanto no atraso da produção.

0 comentário
Posts Recentes