Cópia de Sem nome (5).png

Blog MecTRIA

  • MecTRIA

Empreendedorismo: por que colocar na prática a sua ideia de negócio!

O ato de criar uma empresa ou de tentar inovar dentro de uma já existente é empreender. No segundo caso, o empreendedorismo é basicamente implementar algo novo em sua empresa, ou seja, aplicar mudanças que têm potencial para trazerem algum benefício para ela.
Foram através de pequenas e até grandes mudanças que possibilitaram alguns micro e pequenos empresários expandirem no mercado e aumentarem seus lucros de forma impressionante. Alexandre Costa, fundador da Cacau Show, por exemplo, começou a trabalhar cedo, com 500 dólares e apenas 1 funcionária começou o seu negócio no qual nunca parou de investir e sempre buscou aprimorar. Hoje, é considerado um dos maiores empreendedores do Brasil com diversas lojas espalhadas por todo o país.
Como já dito, empreender é basicamente investir em sua empresa. Mas por onde começar? Primeiro é preciso realizar um diagnóstico dentro da sua empresa, uma avaliação da mesma, fazer uma análise minuciosa de todo o processo de fabricação, do ambiente de trabalho, dos funcionários, de todos os custos, armazenamentos, entre outros. Após uma análise completa, é necessário apontar os limites da empresa e os pontos fracos que podem ser melhorados. Depois dessa identificação, deve-se encontrar uma solução que pode trazer perceptivas de melhorias.
Uma das principais transformações que podem beneficiar a empresa é de otimizar os processos dentro dela. Parece simples, porém o processo de otimização é muito amplo, envolvendo desde o posicionamento de cada máquina até a realização de um planejamento de acordo com a necessidade de produção e o tempo de demora de cada produto. Entender e compreender esse assunto é de extrema importância caso deseje empreender.
Mas porque a técnica de otimização seria uma das melhores formas? Esse procedimento além de não possuir um elevado custo traz retornos imediatos a empresa, inclusive com redução dos gastos. A otimização é um Upgrade instantâneo em uma empresa, e procura sempre a redução do tempo de produção, a melhora do espaço ambiente – tanto o conforto quanto a transição dos funcionários, a redução do custo de produção e, consequentemente, uma elevação no lucro obtido.
A outra forma comum de inovar é pela criação ou pelo desenvolvimento de maquinários os quais, assim como a otimização da produção, traz inúmeros benefícios. Seu custo é um pouco mais elevado, porém os retornos também o são. O desenvolvimento de maquinário vem crescendo em todo o país no intuito de obter um maior controle das tomadas de decisões e dos dados, na busca pelo aumento da qualidade obtida no produto, além de todos os demais ganhos, já citados, obtidos na otimização de produção.
Grandes empresários conseguiram ascender-se dessa maneira, desenvolvendo produtos e maquinários que auxiliassem em sua produção. Há muitas transformações que ocorreram no passado que proporcionaram verdadeiras revoluções, como é o caso do Johannes Gutternberg, criador da prensa, pois, antes dele, poucas pessoas tinham acesso às informações e, com o desenvolvimento de sua ferramenta, ele possibilitou a produção de livros o que, consequentemente, trouxe mudanças inacreditáveis na economia e também serviu de inspiração para muitos trabalharem em suas descobertas.
Resumindo, a busca por inovar e empreender nas empresas vem só progredindo devido as crescentes demandas e concorrências, abaixo estão listados alguns dos benefícios de se investir na empresa que foram citados acima:
·Redução no tempo de produção;
·Redução nos custos de produção;
·Aumento na confiabilidade dos processos;
·Maior controle de toda a produção;
·Melhoria na qualidade dos produtos;

0 comentário
Posts Recentes