Cópia de Sem nome (5).png

Blog MecTRIA

  • Bruno Bataiel

Como alavancar seu negócio com uma boa gestão e planejamento


Fonte: gestaodesegurancaprivada.com.br


Para definirmos a palavra negócio é imprescindível o uso do termo empreendedorismo. Saber seu conceito real e suas empregabilidades é substancialmente útil o desenvolvimento no mercado.


Dentre os diversos tipos de empreendedores, o que mais nos vem em mente é aquele que começa a empreender desde novo e constrói seu patrimônio. Entretanto existem aqueles que estudam a fundo toda uma metodologia para só então aplicá-la e abrir sua empresa. Esses são exemplos de dois dos diversos tipos de empreendedores, mas o que eles tem em comum? Simples: empreendedores são pessoas que se arriscam! São seres que constroem oportunidades a partir da avaliação econômica e assumem o risco para transformar seu investimento em lucro.


Fonte: doxplan.com

E isso é fácil?

A resposta é: DEPENDE!


Um empreendedor inexperiente pode ser inconsequente quando seu foco maior é ganância. Porém esse mesmo empreendedor, mesmo sendo inexperiente, pode se arriscar no mercado com um devido planejamento e entender como gerenciar seu negócio de forma a fazê-lo crescer grandiosamente.



Primeiro tenha calma e planeje seu sucesso. Procurar formas de gerenciamento dentre as inúmeras que existem no mercado, é adequar seu pensamento a uma forma estruturada de organizar o seu investimento. Isso não é algo simples, exige tempo! Mesmo os mais experientes no ramo sentem dificuldade quando o quesito é calma e não o imediatismo. Busque identificar a causa raiz de todos os problemas que acredita enfrentar, monte planos de ação para eles e, principalmente, para os que estão por vir.


Metodologias bem estruturadas como PDCA, 5W2H, Scrum, entre outras, auxiliam nessa identificação e na elaboração dos planos de ação. O processo é simples: Avalie quais são as ideais para seu negócio e principalmente para a cultura de valores do seu empreendimento.


Fonte: adimplere.com.br

Outro ponto a ser mencionado é a capacidade das pessoas em se relacionar, não significa que todo empreendimento necessita de um setor de RH (caso tenha, ótimo!), mas o investimento na cultura da boa vizinhança é sempre bem-vindo. Um recepcionista não fará bem seu trabalho caso não se sinta bem acolhido nesse ambiente, e assim é para seus clientes também.


Tornar seu negócio legal perante a lei e investir em marketing publicitário e no capital de giro custa caro. Por isso, possuir um contador ajudará e muito seu crescimento, mas o quanto isso tudo é necessário?

Primeiro que sem uma boa promoção publicitária, os clientes dificilmente o reconhecerão com grandiosidade. Segundo que mesmo investindo em tudo isso, sem as normas legais cumpridas, seu negócio pode ser embargado. Então não tenha medo de investir, isso evitará futuros problemas!


Como ultima dica, nunca se esqueça do seu título: empreendedor! Mesmo que seu negócio vá bem, nunca deixe de se arriscar, criar novos projetos e colocar suas ideias em prática! Você pode ser a inovação do momento e deixar seus concorrentes na lanterna!


Abuse da sua criatividade! Cresça!


0 comentário
Posts Recentes