Cópia de Sem nome (5).png

Blog MecTRIA

  • Felipe Godoy Alexandrino

Como vincular a empresa júnior com a vida acadêmica?



Atualmente, na vida acadêmica, no trabalho, em momentos de lazer, e em várias outras atividades, buscamos por mais tempo para aproveitar melhor o momento, ou então, para que seja possível realizar alguma atividade extra no nosso dia a dia, como, por exemplo, atividade física. Nós, empresários juniores e estudantes, não fugimos deste cenário e somos questionados diariamente: “Como é possível vincular o estudo, as aulas, a entrega de projetos e, ainda assim, sobrar tempo?”


Tudo se resume a Gestão de Tempo, ou seja, organizar e planejar como seu tempo deve ser dividido ao longo do dia para que você consiga executar todas as tarefas, inclusive as imprevistas. Para isso é importante analisar a situação atual (1 hora livre por dia) e determinar a situação desejada (2 horas livres por dia). Aqui vão algumas dicas de como é possível otimizar seu tempo:


1-Prioridades


É importante que, antes de iniciar as suas tarefas, seja feita uma lista ou uma matriz de gerenciamento de tempo, para que você possa visualizar as tarefas que são urgentes e importantes. Essas entram em primeiro lugar pois, geralmente, demandam mais tempo.


2-Defina prazos


Assim que surgir uma tarefa e você já definir a sua importância/urgência, defina um prazo para essa tarefa que possa ser realizado e permaneça nele.


3-Evite fazer muitas tarefas ao mesmo tempo


Muitos de nós acreditamos que é possível realizar várias tarefas simultaneamente e que, assim, estamos otimizando o nosso tempo, quando na verdade o ser humano produz melhor quando foca em uma única atividade.


4-Faça pausas


Pausas podem ser muito benéficas em momentos que não encontramos soluções para algum problema que surge na nossa rotina. Elas podem ser feitas também utilizando a técnica pomodoro, que você seleciona uma tarefa, trabalha nela sem pausa por 25 minutos e realiza uma pausa curta, de 5 minutos A cada 4 ciclos de 25 minutos realize uma pausa longa de 30 minutos. Essa técnica é amplamente utilizada e já foi comprovado que ela gera um aumento de produtividade.


5-Evite procrastinar


Esse ato é um dos principais erros do nosso dia a dia e costuma aparecer sempre que surge uma atividade mais complexa, ou menos prazerosa. Para evitar a procrastinação, pense sempre qual resultado essa atividade pode gerar e qual a sua importância. Tente, também, eliminar no momento da execução da tarefa as distrações digitais, para isso, coloque o celular no modo avião, por exemplo.


6-Utilize aplicativos para agendar as tarefas


Atualmente existem vários aplicativos que podem auxiliar no agendamento das tarefas como, por exemplo, o simples calendário do celular. Existem, também, aplicativos mais interativos que permitem você agendar a tarefa e, após cumpri-la, receber recompensas que permitem você jogar desafios com os seus amigos como, por exemplo, o aplicativo Habitica, que torna a sua vida em um jogo. Aplicativos como o Todoist e Evernote também são muito bons para organizar, agendar e não esquecer suas tarefas, para aqueles que não são fãs de jogos.


7-Aprenda a dizer não


Por último, mas talvez uma das principais dicas, saiba dizer não, de maneira educada. Muitas vezes tentamos pegar todas as tarefas que nos passam, no entanto, isso pode nos prejudicar e atrapalhar a execução de outras tarefas.


Leia abaixo depoimentos de alguns assessores e gerentes da MecTRIA quando questionados: “Como você consegue vincular a empresa júnior com a vida acadêmica sem se sobrecarregar?”

“Primeiramente respeitando meus próprios limites. Conhecer do que você de fato é capaz e querer sempre atingir o melhor de si é o primeiro passo. Depois, reconhecer a importância de cada uma dessas atividades. Saber que cada coisa que você faz é um passo a mais na caminhada do desenvolvimento e sucesso, ainda sem esquecer da importância de ter um tempo para descansar, saúde mental é essencial para tomar decisões corretas. Em seguida, planejar todas as suas atividades, inclusive as horas atoa, e um dos pontos chaves é ter ciência de quanto tempo eu realmente invisto em cada uma delas, para acabar não me comprometendo. Finalmente, não ter medo de seguir o planejado, porque têm muitas pessoas que ficam apreensivas, por exemplo, porque tem uma prova no dia seguinte e ficam receosos de descansar. Se você se planejou, tem condições de fazer os dois e muito mais.”

Alexandre Teiji Borges Umeda

Assessor de Projetos da MecTRIA

“Eu consigo conciliar faculdade com Empresa Júnior através de um planejamento do meu tempo e do direcionamento correto das minhas atividades semanais. Para isso, utilizo o calendário do meu celular para marcar minhas tarefas, recebendo notificações para que elas sejam feitas dentro do prazo determinado, além de não deixar nenhuma atividade para trás devido ao esquecimento. Outro ponto importante é saber determinar intervalos de tempo para a Universidade e para EJ, de forma a não deixar de lado nenhuma das duas atividades”

Marcus Vinicius Gomes

Gerente Administrativo & Financeiro da MecTRIA

“Depois de algum tempo em que eu tive grandes dificuldades em conciliar todas as atividades que eu estava fazendo, comecei a estudar e aplicar técnicas e ferramentas de gestão de tempo e organização na minha vida pessoal. Com a aplicação de alguns desses métodos (5S, Matriz GUT, agendas, ...) comecei a organizar melhor meus estudos, atividades da EJ e até mesmo minha vida pessoal, conseguindo organizar tanto as atividades que eu realizava durante cada hora do dia, como as reuniões e eventos que eu participava durante cada mês. Mas, para mim, o maior benefício que essa organização me trouxe, foi conseguir igualar minha vida profissional e pessoal prezando sempre em manter minha saúde mental em dia, com tempo para sair e manter minha vida pessoal saudável!”

João Vitor de Moraes Teodoro

Assessor de Gestão de Pessoas da MecTRIA

“Entrar na empresa júnior de Engenharia Mecânica da UFTM foi com certeza uma das melhores decisões que tomei na minha vida até hoje. Lá dentro eu pude ter contato com ferramentas extraordinárias que me auxiliaram na minha vida pessoal e principalmente acadêmica. Com elas, conseguir trabalhar e desenvolver ainda mais uma das minhas maiores fraquezas, gestão de tempo. Aos poucos consegui conciliar minha rotina na empresa com meus estudos da faculdade e hoje tenho total certeza que a MecTRIA é um diferencial para o ingresso no mercado de trabalho.”

Bernardo Araújo Ferreira

Diretor Vice-Presidente da MecTRIA

“A primeira palavra para conciliar faculdade com Empresa Júnior é: Gerenciamento de tempo. Ter uma organização de todas as atividades, sabendo ser realista da duração que um dia tem tudo se encaixa perfeitamente, poupando problemas futuros. A organização de atividades e compromissos torna-se mais fácil, tendo tempo para obrigações e lazeres. Coisas que aprendemos muitas vezes quando entramos em uma EJ e iremos levar para toda vida. Quando fazemos o que gostamos, sempre conseguimos tempo, mas a forma como conseguimos é fundamental para preservarmos nossa saúde mental.”

Gustavo Teixeira de Oliveira Leme

Gerente Comercial da MecTRIA

0 comentário
Posts Recentes