Cópia de Sem nome (5).png

Blog MecTRIA

  • Kim Sangawa

Matriz GUT: como definir minhas prioridades


https://www.siteware.com.br

Você já teve problemas em se organizar ou entender qual tarefa deve fazer primeiro? A Matriz GUT, nesses casos, pode ser uma grande mão na roda. Em suma, a Matriz de Priorização GUT (abreviação para: Gravidade, Urgência e Tendência) é uma tabela a qual você lista suas tarefas. A partir da sua montagem, começamos a assimilar pontos para cada uma das categorias, baseado nas características da tarefa. Ao final, a somatória desses pontos te indicará o grau de importância de cada afazer e, portanto, a ordem de preferência.


Origem:


Criado por Charles H. Kepner e Benjamin B. Tregoe, durante o período da década de 80, essa ferramenta de priorização foi criada almejando auxiliar em aspectos da indústria. É um pilar importante quando se fala de quantificar ações e processos desprovidos de dados numéricos.

Rapidamente absorvido pela indústria americana e japonesa, a Matriz GUT se tornou uma forte aliada nos processos de melhoria continua e gerenciamento de riscos e prioridades. Essa técnica se tornou tão útil que, similiarmente ao KanBan, se espalhou e é amplamente usado não só pela área industrial, como no Lean Manufacturing (Sistema Toyota de Produção), mas em estratégias de gerenciamento de tempo e escritórios em todo o mundo.

Atualmente, essa ferramenta se estabeleceu no mercado e é comumente elencada junto a outras, como a Matriz SWAT, ou até mesmo dentro de processos maiores, como PDCA e Kaizen.

Como aplicar:


Seja em casa, no chão de fábrica ou no escritório de uma grande agência, o processo de montagem e aplicação da Matriz permanece o mesmo. Ou seja, a execução independe do motivo.


Entendendo a tabela:


A tabela possui cinco colunas denominadas de: evento, gravidade, urgência, tendência e prioridade. Então, vamos entender o que cada uma quer dizer exatamente:


  • Evento: são os acontecimentos, tarefas, projetos, que estamos querendo ordenar por prioridade;

  • Gravidade: é a severidade do evento, ou seja, o nível de consequência que aquilo causa ou pode causar;

  • Urgência: é assimilado a janela de tempo que se tem para realizar a tarefa;

  • Tendência: é o possível trajeto que o evento vai tomar conforme o tempo passa, como aquilo pode impactar a situação se não tratado no tempo estimado;

  • Prioridade: é a multiplicação da gravidade, urgência e tendência. A partir desse dado numérico, pode-se enumerar os eventos por prioridade/importância.

"Ok, ficou claro como funciona a tabela, mas qual é de fato o valor que devo colocar na tabela? Qual é a escala?"


A escala utilizada pode ser separada, divida ou enumerada da forma que quiser, porém a escala deve ser a mesma para a gravidade, urgência e tendencia. De maneira exemplificada:


(Fonte: Curso Lean Manufacturing - RL&Associados - abr de 2021)

Nessa tabela fica evidenciada o que é a escala e como funcionam as colunas. Note que a escala varia de 1 a 5 e é aplicada para todas as colunas. De mesma forma, poderia ter sido feita de 1 a 10 ou 100 a 1000, desde que as repartições façam sentido e sejam iguais para todas.


Por fim, para a mensuração, deve-se avaliar verdadeiramente em qual classificação da escala o evento se localiza. Após isso, pode-se multiplicar os números escolhidos e chegar à ultima coluna, tendo então, a ordem de prioridade. A partir desse ponto, podemos considerar o uso de outras metodologias, como as "OKRs" , para fazer a gerencia das suas ações e processos.


Considerações finais sobre a metodologia:


Para entendimentos mais técnicos, onde podemos aplicar não só prioridade de ações, mas qualidades ou até análise de modo de falha, recomendo que conheça mais sobre o "FMEA".


A partir dessa curta introdução, pode-se perceber a grande gama de aplicações que essa ferramenta pode abranger. Foram mostrados aqui os conceitos iniciais e algumas exemplificações do modelo, ou seja, há mais espaço para aprofundar seus conhecimentos e perceber as possibilidades que a Matriz GUT disponibiliza.


Gostou do assunto? Quer saber mais sobre outros assuntos? Clique aqui Você tem interesse em desenvolver algum projeto? Ou tem uma ideia que deseja tirar do papel? Entre em contato com a gente para que possamos te ajudar, Fale Conosco!



0 comentário
Posts Recentes