Cópia de Sem nome (5).png

Blog MecTRIA

  • Raí Rocha

Por que o motor tem cavalos?


Fonte:oblogdomestre

Você já deve ter ouvido falar que a potência de um carro é medida em cavalos. Mas, o que esse animal tem a ver com o carro? Será que se nós tivermos um motor de 100 cavalos, por exemplo, é a mesma coisa que colocar 100 cavalos para puxar um carro? É quase isso.

O termo "cavalo"

Motor a vapor, criado por James Watt Fonte: northwindprints.com

Cavalo é uma medida de potência, de quanta energia o motor consegue entregar. No carro podemos encontrar essa medida através do documento ou da sua ficha técnica, mas por que esse termo “cavalo”?


Essa medida foi criada por um engenheiro mecânico e matemático chamado James Watt, o qual inventava motores a vapor, por volta de 1760. Para conseguir vender esses motores ele precisava demonstrar suas potências de alguma maneira e como naquela época não existia navio, trem e muito menos motor elétrico, Watt resolveu compará-los com cavalos.


Definição em termos técnicos


Representação da formula criada Fonte: automotivetech.net

Matematicamente falando, um cavalo de força ou um Horse-Power (HP) é o trabalho de levantar 33 mil libras a 1 pé de altura em cerca de 1 minuto. No Brasil, a medida utilizada é o “Cavalo-Vapor” (CV), a qual é o trabalho de levantar 75kg a um 1 metro de altura, levando para isso 1 segundo, logo ela apesenta uma diferença para o HP. Um cavalo vapor é equivalente a 0,9863878477017163 HP, o que para efeito prático é a mesma coisa! Já em energia, 1 Horse-power (HP) corresponde a 745,7 Watts, enquanto a medida “Cavalo-Vapor” (CV) é equivalente a aproximadamente 735,5 Watts, ou seja, são valores quase similares.

E por que a quantidade de cavalos influencia de fato no motor?

Fonte: Shutterstock

Porque quanto maior a cavalaria do motor, ou seja, mais cavalos ele tiver, maior será sua potência! A potência é a capacidade de um motor de executar uma tarefa em um determinado tempo e é a responsável por permitir que o veículo atinja altas velocidades.

Para isso, é preciso transformar a energia do combustível em energia do movimento de forma muito rápida e tal realização significa ter muita potência.

Portanto, quanto mais cavalos-vapor o modelo tiver,

maior é a potência de seu motor, movendo mais peso e velocidade maior.




Gostou do assunto? Quer saber mais sobre como funciona um motor? Clique aqui

Você tem interesse em desenvolver algum projeto? Ou tem uma ideia que deseja tirar do papel? Entre em contato com a gente para que possamos de ajudar, Fale Conosco!





0 comentário
Posts Recentes