Cópia de Sem nome (5).png

Blog MecTRIA

  • MecTRIA

NR12 : Saiba o que é e por que utilizar?

No ambiente de trabalho é muito recorrente ver, ouvir sobre e, às vezes, ser multado por questões de maquinários e equipamentos mecânicos que causam acidentes aos utilizadores. Com o objetivo de minimizar, e até de extinguir as ocorrências desses acidentes, foi elaborado a NR 12 que é considerada uma das mais importantes normas regulamentadoras na Consolidação das Leis Trabalhistas.
Criada em 1978 pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a NR12 é a norma que visa garantir que as máquinas e equipamentos sejam seguros para o operador e estabelece, também, que a empresa é a responsável por garantir a saúde e a integridade física do trabalhador. Mas por que investir nela?
Caso ocorra algum acidente com o funcionário durante o horário de expediente, a empresa desembolsa valores extremamente altos com indenização ao funcionário e com multa, valores os quais podem superar em mais de dez vezes o do investimento para adequar a empresa às normas de segurança de trabalho.
Além disso, a ocorrência de algum acidente no trabalho gera a perda da produtividade, devido a perda de tempo e da redução da produção. Outro benefício que traz a adequação às normas de segurança é a imagem transmitida pela empresa, a qual demonstra aos seus clientes a organização presente nela, assim como o compromisso para com os funcionários presentes.
0 comentário
Posts Recentes