Cópia de Sem nome (5).png

Blog MecTRIA

  • MecTRIA

Metodologia 5S: O Case Solomaq


Iremos tratar neste artigo sobre a famosa e eficiente Metodologia 5S e também contar um pouco sobre a aplicação de 5S na melhoria de processos da empresa Solomaq, em Uberaba-MG.

Mas afinal, o que é 5S?

Introduzir programas de qualidade passou a ser a estratégia de muitas empresas na busca de se diferenciar, ou seja, agregar valor nos produtos através da qualidade deles a fim de se buscar vantagens competitiva.

Esse cenário de constantes mudanças, alta competitividade e a necessidade de atender ao consumidor de maneira adequada, com produtos e serviços têm sido fatores fundamentais para a inserção de tais programas.

O programa Cinco Sensos, mais conhecido como 5S, é considerado o passo inicial para a implantação de programas de qualidade.

A nomenclatura 5S significa os cinco sensos que são abordados. Ela se baseia nas iniciais de cada senso escrito em japonês. As palavras são

SEIRI (Seleção), SEITON (Ordenação), SEISOH (Limpeza), SEIKETSU

(padronização) e SHITSUKE (disciplina).

A grande virtude do programa, além de ser uma introdução para outros programas de qualidade, está na mudança de comportamento dos funcionários envolvidos e a busca de um ambiente de trabalho agradável e limpo.

Sendo assim, as empresas têm visto no programa uma forma de integração dos funcionários, organização e padronização das atividades, por isso ele tem sido amplamente difundido.

Várias empresas que acreditam ter implantando o 5S, se limitam a descartar alguns utensílios, organizar e limpar o que sobrou, pintar paredes e fachadas. O Programa 5S é muito mais do que isso, trata-se de uma mudança de cultura dentro da organização, por isso é fundamental a participação e envolvimento da alta gerência em projetos deste tipo.

Aplicação do 5S

SEIRI – Senso de Utilização Significa utilizar recursos com equilíbrio e bom senso. Esse primeiro S nos leva ao questionamento: isso é mesmo necessário? É o momento de se fazer um levantamento nos materiais e equipamentos da sua empresa, separar e descartar aquilo que já não serve mais e que só está entulhando o espaço. O mesmo vale para papéis e documentos, sejam eles eletrônicos ou impressos.

SEITON – Senso de Organização O senso de organização pode ser interpretado como a importância de se ter todas as coisas disponíveis de maneira que possam ser acessadas e utilizadas imediatamente. Para isto é importante estabelecer padrões e utilizar algumas ferramentas bem simples como painéis, etiquetas, estantes, para deixar tudo o mais organizado possível. Tudo deve estar bem próximo do local de uso e cada objeto deve ter seu local específico. Ao aplicar o princípio do Seiton você ganha com economia de tempo e facilidade na localização de objetos e ferramentas.

SEISO – Senso de Limpeza O princípio do Seiso define a importância de eliminar a sujeira, resíduos ou mesmo objetos estranhos ou desnecessários ao ambiente. O terceiro S cria a consciência de que a limpeza é responsabilidade de todos, em vez de apenas do encarregado pela faxina. Assim, cada colaborador é responsável por manter a limpeza e a organização de seus itens em sua estação de trabalho, zelando também pela boa utilização e pela manutenção dos espaços comuns. Esse S também diz respeito à aparência pessoal, afirmando que a pessoa deve se apresentar adequadamente. Nada de desleixo na hora de ir trabalhar!

SEIKETSU – Normatização Você deve ter percebido que os três primeiros princípios têm o intuito de promover uma verdadeira faxina na empresa, mudando a percepção da organização junto a seus diversos públicos, tanto externos como internos. O Seiketsu nos traz o conceito de normalização, a importância de tornar o cotidiano sistematizado com base nos novos valores e padrões impostos por Seiri, Seiton e Seiso. É chegada a hora de estabelecer rotinas e normas para manter o novo padrão.

SHITSUKE – Senso de Disciplina ou Autodisciplina O último dos cinco princípios é definido pelo cumprimento e comprometimento pessoal para com os princípios anteriores. A ideia do senso de disciplina é fazer do novo padrão um hábito, um estilo de vida. Para isso, é importante investir em capacitação contínua e estimular os novos valores para que eles passem a fazer parte da cultura da empresa.

O Case Solomaq

A empresa de tecnologia em mecanização agrícola SOLOMAQ possui uma fábrica de produtos localizada na cidade de Uberaba-MG e tem como principal enfoque a fabricação de abastecedores de pulverizador e injetor de fertilizantes.

A MecTRIA apresentou otimizações relacionadas à organização de setores, padronização de processos, controle de qualidade e mapeamento da produção da empresa de uma forma geral. Implementamos também o Programa 5S, promovendo uma verdadeira transformação na empresa.

Assim, a MecTRIA e a SOLOMAQ firmaram um contrato para desempenhar um estudo com o objetivo de realizar uma melhoria contínua na linha de produção da empresa e para que a empresa possa obter maior controle e eficiência em seus processos.

Não perca tempo!
Fale agora com a Mectria e solicite um diagnóstico de 5S gratuito para sua empresa. Dentre outros serviços.
Visite o nosso site: www.mectriauftm.com

Até o próximo artigo!

0 comentário
Posts Recentes