Cópia de Sem nome (5).png

Blog MecTRIA

  • João Vitor Teodoro

Metodologia Scrum: como acompanhar os passos de um projeto.


No seu trabalho já enfrentou problemas no gerenciamento de um determinado serviço e/ou projeto, está com problemas no acompanhamento da sua linha de produção ou quer alcançar melhores resultados em projetos? Essas são situações e pensamentos comuns entre os empreendedores atualmente. O que muitos não sabem, é que existem diversas ferramentas que são essenciais para qualquer grande empresa que queira alavancar seus resultados. Uma delas é a metodologia Scrum, criada por Jeff Sutherland na década de 90 e que, até hoje, é utilizada nos mais diversos ramos empresariais.

O Scrum foi criado para o gerenciamento de projetos de software, mas que depois de ser difundido por todo o mundo, começou a ser aplicada desde o gerenciamento de um projeto até o acompanhamento de uma linha de produção. Essa ferramenta propõe a divisão de um projeto em vários ciclos de atividades (normalmente mensais), onde cada um dos ciclos possui determinados objetivos a serem alcançados, em cada ciclo também são feitas reuniões frequentes para que a equipe possa trocar experiências e ideias do que vem realizando e pensar em formas de otimizar o processo, visando uma maior agilidade. Sutherland comparou essa metodologia com o pouso de um avião, onde o mesmo tem que ser acompanhado de perto para que mudanças de planejamento sejam realizados a todo instante de forma livre e pouco engessada.

A regra mais importante do Scrum é que todas as pessoas envolvidas no projeto saibam exatamente o que está sendo feito, e que as atividades de cada ciclo (até mesmo as atividades diárias) sejam mostradas de maneira visual para a equipe, por isso, algumas empresas incorporam um quadro de fácil acesso e visão para todos, conhecido como Kanban, que é dividido em três áreas principais de acordo com o andamento das atividades: A fazer, fazendo e feito. Assim os projetos/produtos são escritos em post-its e colocados em cada uma das áreas de acordo com a situação em que se encontram, essa ferramenta fortalece ainda mais os fundamentos do Scrum, de tal forma que todos os membros vejam e acompanhem o andamento de cada projeto/produto atualizando o quadro a todo momento e tendo ciência das atividades que precisam ser priorizadas

. A fácil compreensão e aplicação da Metodologia Scrum fez com que ela se tornasse um dos métodos mais utilizados em empresas para gerenciar suas atividades cotidianas, desde a produção de um maquinário até o acompanhamento de um projeto, mostrando-se essencial para quem busca melhorar seus resultados, otimizá-los e criar equipes cada vez mais eficientes! A MecTRIA busca ajudar seus clientes a alcançarem resultados cada vez melhores, visando a redução de custos e gastos devido a problemas na organização da produção. Caso você possua algum problema na sua empresa e se interessou pela ferramenta descrita no texto, entre em contato conosco e agende um diagnóstico gratuito para efetuar melhorias!


0 comentário
Posts Recentes