top of page
Cópia de Sem nome (5).png

Blog MecTRIA

  • João Marcos Prates

Serviços MecTRIA: Projetos Mecânicos


Mesmo sem percebermos, durante nosso dia-a-dia usufruímos de projetos mecânicos em grande parte das tarefas que executamos, desde uma simples cadeira que nos sentamos até o dimensionamento dos cabos de um elevador que, graças ao seu grande coeficiente de segurança no dimensionamento, é considerado o meio de transporte mais seguro do mundo. Na busca por essa segurança, testes de fadiga são realizados em diversas condições físicas, testes estes que na segunda guerra mundial foram mais amplamente desenvolvidos após dezenas de navios classe

Liberty, produzidos nos Estados Unidos partirem-se ao meio enquanto atravessavam o Atlântico.


Com desenho original britânico, surgiram navios de baixo custo e rápidos de construir devido ao método de soldagem, o grande problema foi que o material perdia a ductilidade necessária a baixas temperaturas, e a trincas se propagavam rapidamente, gerando assim a fratura do casco do navio.


A crescente demanda por produtos menores, mais leves e sem perder a resistência e eficiência, mostram-se necessários desde a Revolução Industrial do século XVIII, e atualmente vive a adequação da quarta Revolução Industrial, conhecida como Indústria 4.0. Juntamente com a automação de sistemas e a alta troca de dados da computação em nuvem, os componentes mecânicos tem que responder com eficiências os comandos recebidos, mas até que ponto os projetos mecânicos já desenvolvidos e comercializados tem capacidade de suportar?


Vivenciando essa transição de tecnologia, a MecTRIA possui serviços de projetos mecânicos, como dimensionamento de engrenagens cilíndricas com dentes retos ou helicoidais, além de máquinas e estruturas metálicas, sempre se apoiando em softwares de simulação que através das geometrias dos protótipos é possível analisar número de ciclos de vida e dimensionar os elementos para atender as especificações de esforços exigidas no projeto.


Um sistema bem dimensionado, além de reduzir custos com manutenção e material, também pode evitar diversos acidentes tanto no âmbito industrial como civil.


E então, o que está esperando para retirar seu projeto do papel e otimizar seu negócio?


Solicite um diagnóstico GRATUITO!

0 comentário
Posts Recentes
bottom of page