Cópia de Sem nome (5).png

Blog MecTRIA

  • Lucas da Cunha

Gamification, a nova forma de trabalhar


Um dos maiores problemas enfrentados no ambiente empresarial na atualidade é a ineficiência e os gargalos que são gerados pela desmotivação, o desinteresse e a falta de engajamento das pessoas com as tarefas que lhes são ministradas.

A natureza competitiva do ser humano é antropológica. Mais de 7 bilhões de pessoas correndo atrás de dinheiro, cargos de prestígio, bens materiais, salários milionários, comida, saúde, paz de espírito e reconhecimento. O fato é, a natureza competitiva do ser humano não muda e continua adormecida em seu interior esperando a primeira oportunidade para se manifestar.

Pensando nisso, um meio de manifestar toda essa competitividade em prol do desenvolvimento de atividades e serviços no âmbito empresarial seria a implementação da metodologia Gamification, que é uma técnica que utiliza jogos fazendo com que as pessoas se sintam estimuladas e realizadas o que melhora a concentração e o foco delas por meio de técnicas de bonificação após a realização de tarefas, os conhecidos achievements, como em jogos de vídeo game.

Mas você deve estar se perguntando, “como implementar o Gamification em uma empresa?”. A estruturação desse sistema dentro de uma empresa é realizada de modo que se crie uma plataforma na qual o jogador (funcionário) interaja com ela, de forma que ele é submetido a novos desafios (missões) e descobertas sendo pré-determinados a pontuação referentes a cada situação, podendo ser mais ou menos pontos dependendo a dificuldade do desafio.

Relacionado a parte de pontuações, está ligado também a parte de feedback, caso o usuário tome as decisões certas, ele será pontuado e poderá trocar os pontos por recompensas. Caso contrário ele poderá perder benefícios e após isso, os caminhos a serem tomados para que isso não ocorra novamente serão muito mais eficientes.

É importante ressaltar que muitas empresas, como Volkswagen, Porto Seguro e Google utilizam essa plataforma tanto para interagir com seus clientes, quanto com os seus funcionários.

Fica evidente, então, que a aplicação dessa técnica dentro do ambiente empresarial é extremamente apropriada, pois gera resultados a curto, médio e longo prazo, melhorando a competência na realização de tarefas de todo o grupo e tornando o trabalho mais agradável e menos estressante para as pessoas.

Realize seu diagnóstico gratuito com um time altamente motivado clicando aqui!

0 comentário
Posts Recentes