top of page
Cópia de Sem nome (5).png

Blog MecTRIA

  • MecTRIA

5W2H: o que é e como utilizar.


Atualmente, existem inúmeras ferramentas de gestão de projetos, sendo uma delas o 5W2H. Ela oferece uma das mais completas abordagens em termos de planejamento estratégico. Além disso, não importa qual a dimensão de seu negócio, utilizar essa ferramenta vai facilitar que você consiga alcançar as suas metas.

O que é: como já dito anteriormente, é uma ferramenta de gestão muito utilizada. Ela parte de uma meta e então cria-se uma tabela onde devemos responder 7 perguntas para alcançar o objetivo estabelecido. Funciona basicamente como um manual, o que facilita compreender os pontos que apresentarão mais dificuldades para serem realizados. Abaixo encontra-se um exemplo hipotético de como aplicar a ferramenta:

Como utilizar: utilize brainstorms com a sua equipe para chegar a um ponto comum antes de aplicar o 5W2H pois assim estará sendo estabelecida uma estratégia de ação para identificação e proposição de soluções para o problema a ser resolvido.

Leve em consideração também que:

- Está implementando ações sobre as causas do problema, e não sobre seus efeitos;

- Suas ações não tenham qualquer efeito colateral, caso contrário deverá tomar outras ações para eliminá-los;

- Proponha diferentes soluções para o problema em questão e analise qual é a mais viável em todos os sentidos (dificuldade, preço e etc).

Vantagens: como já dito anteriormente, além de ser muito prático e de fácil aplicação, essa ferramenta é utilizada, não só por todos os tipos de empresas, mas também em questões pessoais no dia a dia. Ela também permite prever todos os passos até chegar no resultado final.

Portanto, a utilização dessa ferramenta é muito indicada para sanar problemas que possam surgir em sua empresa e na sua vida pessoal.

E aí, pronto para começar a aplicar o 5W2H para gerenciar seus projetos profissionais e pessoais?

0 comentário
Posts Recentes
bottom of page