top of page
Cópia de Sem nome (5).png

Blog MecTRIA

  • Leonardo Bressan

Engrenagens: conheça os tipos e aplicações

A maioria das máquinas se utilizam de engrenagens que são acopladas a eixos a fim de transmitir potência e assim realizar seus movimentos. O campo de aplicação é enorme, o que acaba acarretando cada dia mais um estudo mais profundo sobre o seu funcionamento e seu desempenho. Por isso, é de suma importância se atentar ao tipo de material a ser utilizado, qual a mais adequada, qual a finalidade, na hora de fazer o projeto.


As engrenagens podem ser fabricadas a partir de diferentes materiais. A quantidade de materiais utilizados varia enormemente em virtude do grande campo de aplicação destes elementos de máquinas. Assim, pode-se fabricar engrenagens em aços de diferentes composições, em ferro fundido, bronze, alumínio, em diferentes composições de plásticos e materiais cerâmicos, ou até mesmo de madeira. Hoje são encontradas algumas que são feitas em impressoras 3D, porém, normalmente são utilizadas nas próprias impressoras como peças de reposição pelo fato de os materiais utilizados não aguentarem transmitir uma potência elevada.


Elas são utilizadas nos mais diversos locais, sendo encontradas na área da mobilidade (aérea, naval, agrícola, automotiva), na área industrial (usinagem, produção, transporte, movimentação de carga, controle de qualidade, robôs), na área comercial (equipamentos de controle, registradores, componentes eletrônicos) e em eletrodomésticos.


Hoje no mercado podem ser encontradas alguns tipos de engrenagem, mas que variam de projeto para projeto, dependendo da sua aplicação, como será apresentado a seguir:


As engrenagens cilíndricas podem ser encontradas de duas formas, as de dentes retos e as de dentes helicoidais. As engrenagens cilíndricas de dentes retos possuem a finalidade de realizar variações na força e na velocidade de rotação de eixos. Ela possui dentes retos, que dão o nome à engrenagem, e são normalmente instalados em eixos paralelos, ligando os dentes de uma engrenagem com a outra. Esse é um dos tipos de engrenagens facilmente encontrado no mercado, possuindo um baixo custo em relação a outros tipos, devido à sua simplicidade na produção, contudo, durante o seu funcionamento a produção de ruídos acaba sendo perceptivo. Já as engrenagens cilíndricas de dentes helicoidais são construídas com dentes que são inclinados de forma a definir um ângulo entre o eixo e o segmento dos dentes. Elas se diferem das de dentes retos pelo fato de que os dentes se engrenam pouco a pouco e a produção de ruídos é menor.


Assim como as cilíndricas, as engrenagens cônicas podem ser encontradas de duas formas, as de dentes retos e as de dentes helicoidais. A maior vantagem da engrenagem cônica de dentes retos é que ela pode mudar a direção de um giro e sua força, podendo transmitir a energia entre eixos com diferentes ângulos entre eles, em contrapartida, elas acabam não suportando muita carga e altas velocidades. Já as engrenagens cônicas de dentes helicoidais apresentam um aproveitamento muito grande da energia que é oferecida ao sistema de engrenagem, aumentam a eficiência e diminuem os ruídos.


Outro tipo de engrenagem utilizado são as engrenagens sem-fim. Elas atuam juntamente com outra engrenagem diferente, como uma engrenagem de dentes retos, fazendo-a girar pelo seu movimento. O nome da engrenagem sem fim se dá pelo formato de sua roda, que lembra o de um parafuso. Ela é utilizada quando é necessário reduzir a velocidade transmissão de força para uma segunda engrenagem para que o trabalho de uma máquina não se sobrecarregue.


Em síntese, existem vários tipos de engrenagens e elas variam de acordo com a sua aplicação, custo e outros fatores. São fundamentais para o funcionamento de muitos sistemas no dia a dia e sem elas, não existiriam muitos equipamentos que existem atualmente.

0 comentário
Posts Recentes
bottom of page