Cópia de Sem nome (5).png

Blog MecTRIA

  • Leonardo Martins de Souza

A baliza mais cara do mundo

Recentemente, por conta de uma baliza mal feita, o preço do petróleo mundial subiu cerca de 6%, pois é, no dia 23/03 o navio cargueiro Ever Given com mais de 400 metros de comprimento e mais de 200 mil toneladas encalhou no canal de Suez, no Egito, impedindo o trânsito de navios pelo local. Uma falha nos aparelhos de navegação, levou o navio para uma parte rasa do canal, que por sua vez acabou atolando na costa.


O canal de Suez, é um dos principais canais de navegação do mundo, ele liga o mar mediterrâneo ao mar Vermelho, e é a rota mais utilizada pelos navios que viajam entre Europa e Ásia, em média passam cerca de 50 embarcações por dia pelo canal de Suez, porém não é qualquer tipo de embarcação, são cargueiros, estes, parecidos muito com o Ever Given que encalhou.

Esta rota, por si só, representa cerca de 12% do comércio mundial, o canal é uma das fontes de renda essências para o Egito, que em 2020 arrecadou cerca de 5,61 bilhões de dólares, isso tudo apenas cobrando taxas sobre o tráfego de navegações no local.


Mas com essa importância toda, não havia um “plano B”?



Realmente, existia um “plano B” o canal possui o que chamam de “via nova” e “via antiga”, porém, o cargueiro Ever Given encalhou antes desta bifurcação, travando assim todo o tráfego de navios do local. E os produtos que mais circulavam pela região eram justamente petróleo e gás natural, sendo assim, começamos a entender o motivo do aumento no preço dos produtos.



O prejuízo


Até o dia 27/03 mais de 300 embarcações esperavam para transitar pelo canal, o bloqueio gerou atrasos importantes na entrega de petróleo e outros produtos, que tiveram repercussão no preço da commodity por volta do dia 24/03. Segundo Rabie, o Egito perdia entre 12 milhões e 14 milhões de dólares por dia de canal fechado. Para a revista especializada "Lloyd's List", o cargueiro bloqueou o equivalente a 9,6 bilhões de dólares em carga diariamente.


Quanto tempo o navio bloqueou a passagem?


Os esforços se multiplicaram desde o dia 24/03 para desencalhar o navio. Escavações avançaram nas margens, e dragas removeram a terra sob a embarcação para facilitar o trabalho dos rebocadores. Graças aos esforços o Ever Given desencalhou por volta das 10h30 do dia 29/03. O meganavio bloqueou a passagem, que é a principal ligação marítima da Europa com a Ásia, por seis dias.



Ficou interessado no assunto? Quer ver mais artigos? confira nosso blog que tem muitos assuntos interessantes

https://www.mectria.com/blog


0 comentário
Posts Recentes