Cópia de Sem nome (5).png

Blog MecTRIA

  • MecTRIA

Como Evitar Desperdícios Na Sua Empresa?

Atualizado: 15 de Set de 2020

As empresas vivem uma corrida em busca de maior eficiência, e é necessário estarem preparadas para as movimentações do mercado. Diminuir os erros e falhas, melhorar a qualidade, eliminar desperdícios, reduzir custos e riscos significam maximizar a produtividade e a lucratividade.


Aqui estão exemplos de 5 principais desperdícios que podem estar acontecendo:

  • Materiais: não utilizados, falta ou excesso, não conformidades... Estes fatores geram desperdício de material e estoque, que impactam o espaço, tempo e dinheiro.

  • Produtividade: Em uma jornada de 8 horas um funcionário pode estar sendo efetivo apenas em 25% do tempo, o que torna 6 horas de trabalhos sem proveito.

  • Comunicação: A comunicação não efetiva pode causar erros, e por consequência, isto pode ser a origem de muito das causas de desperdício.

  • Logística: A falta de previsão e planejamento de um serviço pode gerar o desperdício de tempo, materiais e trabalho.

  • Criatividade: Deixar de ganhar também é um desperdício, pois a partir do momento que, por exemplo, uma ideia de melhoria em um setor é deixada de lado, a empresa está deixando de ganhar com um ponto que poderia trazer diversos benefícios.


Não está conseguindo elevar a produtividade, melhorar a qualidade, reduzir custos ou atender a demanda de seus clientes no prazo estipulado?


Um dos problemas pode estar relacionado ao layout da sua empresa!! O que é isso? Entenda um pouco mais sobre a importância da otimização de layout!!


Continuando... já ouviu falar em termos como Lean Manufacturing, Six Sigma e Metodologia 5S? Então nos acompanhe e descubra tudo que você precisa saber para evitar os tão inconvenientes desperdícios.


Como Evitar Desperdícios em uma Empresa?


Organizações e empresas de todo o mundo estão em constante busca por melhorias, seja na qualidade de seus produtos, no tempo de produção, redução de custos e maior rendimento dos seus funcionários.


Mas e se, ao controlar um só fator, já fosse possível melhorar em todos os outros desejados? Pois é por isso que você irá agora descobrir os melhores e mais efetivos métodos para atuar no controle e diminuição de desperdícios.


São eles:


Lean Manufacturing


Fonte: www.romi.com

O sistema Lean Manufacturing não é nada mais do que uma filosofia para reduzir ou eliminar as perdas de uma linha de produção por meio do auxílio de determinadas ferramentas de qualidade e de gestão.


Um de seus principais pilares é o design com foco no cliente, criando produtos inovadores que atendam desejos e necessidades do mercado.


Outra característica marcante do Lean Manufacturing é a autonomia das áreas para tomar decisões, sem grandes burocracias; criação de grupos multidisciplinares com líderes fortes.


Six Sigma


Essa filosofia propõe o trabalho por meio do método DMAIC (Define, Measure, Analyze, Improve and Control) e o uso de ferramentas estatísticas para monitorar e controlar a qualidade do processo. Esse método é dividido em 5 etapas:


Fonte: https://caetreinamentos.com.br/

Definição: define o que se espera do projeto.


Medição: obtenção de dados sobre o processo.


Análise: identificar as causas raiz do problema.


Melhoria: propor uma solução para cada causa raiz.


Controle: monitorar os resultados alcançados.


O que é Six Sigma?


A metodologia Six Sigma é uma estratégia gerencial, onde você define como vai ser sua rotina e como você vai desenvolver um trabalho de melhoria nos seus processos na sua empresa.


Ela é quantitativa, estruturada e disciplinada. Quantitativa, pois trabalha com estatística baseada em dados. Estruturada, pois utiliza o método DMAIC. Disciplinada, pois exige um tempo mínimo de dedicação em função de um bom resultado.


Objetivos


Essa metodologia trabalha com três grandes objetivos, que são: redução de custos, otimização de produtos e processos e incremento da satisfação do cliente. Se você aplicar o Seis Sigma em iniciativas que envolvam esses objetivos, sempre vai conseguir trabalhar projetos que entregam uma maior lucratividade e um melhor resultado para as empresas.


Onde posso aplicar?


Se você acha que o método é apenas para situações complexas, você está enganado!


Um dos fatores interessantes da metodologia Six Sigma é que ela pode ser aplicada em diversas áreas. Ela engloba tanto processos produtivos mais industriais, como também processos administrativos.


Assim, é possível ter projetos Seis Sigma em vários setores de uma empresa, como financeiro, setor de RH, no marketing, e também nas linhas de produção, que é uma área mais operacional.


Metodologia 5S



A Metodologia 5S surgiu no Japão, no século XX, pós Segunda Guerra Mundial em momento de profunda crise no país com objetivo de rápida reestruturação socioeconômica.


Talvez um dos maiores motivos de seu reconhecimento e efetividade, é por ser uma metodologia com grande capacidade de adaptação.


Os 5Ss que dão nome à metodologia são:

  • SEIRI (Senso de Utilização)

Foco é combater distrações que atrapalhem a concentração e a produtividade de todos no ambiente corporativo. O que não for útil deve ser descartado.

  • SEITON (Senso de Organização)

Quanto maior a organização, menos tempo será gasto tentando encontrar determinada coisa. Podendo assim focar no que realmente importa, aumentando assim a produtividade.

  • SEISO (Senso de Limpeza)

Todos os colaboradores precisam ter, tanto com seus instrumentos de trabalho quanto com o próprio ambiente.

O seu local de trabalho é de sua inteira responsabilidade, e não cuidar dele é contraproducente. Com um ambiente propício, confortável e limpo, fica muito mais fácil e prazeroso estar ali, causando assim uma produtividade maior.

  • SEIKETSU (Senso de Padronização e Saúde)

A metodologia 5S não consegue ter efeito se não for realmente compreendida e incorporada no dia a dia de todos.

Otimizar o tempo de todos , podendo fazer uso de alarmes, lembretes, informações e históricos, não perdendo assim compromissos e oportunidades por esquecimento.

  • SHITSUKE (Senso de Disciplina e Autodisciplina)

Após a aplicação dos outros 4 sensos, é hora de viver as sensações geradas por essa transformação. Para isso é preciso disciplina, tempo e paciência para sentir o efeito das mudanças.

Para a aplicação em empresas, é importante reservar momentos periódicos para feedback, assim, gestores e colaboradores podem trocar experiências e impressões sobre a aplicação do método.



E como BÔNUS por você ter chegado até aqui, confira mais algumas dicas para evitar desperdícios e ALAVANCAR consideravelmente os resultados de sua empresa!


Value Stream Mapping (VSM) ou Mapeamento de Fluxo de Valor


Representa toda a cadeia de processos do fluxo de valor, ou seja, combina o fluxo físico dos materiais. Desde os fornecedores até a entrega do produto final ao cliente, com o fluxo de informações relativas ao gerenciamento de cada etapa do processo.


Fluxo contínuo de uma peça onde abastecimento e retirada de materiais devem ocorrer continuamente, não pode sobrar e nem faltar tanto na entrada quanto na saída do processo;


Os processos devem ser balanceados, à prova de erro (como utilizado no Poka Yoke, método de gestão de qualidade japonesa que significa basicamente, à prova de erros), e conter a quantidade mínima possível de estoque;


Deve-se identificar os gargalos do processo, isto é, detectar as etapas do processo que demandam mais tempo e limitam o fluxo contínuo do processo, e assim manter sempre abastecido o gargalo.


Também é preciso eliminar atividades que não agregam valor, ou seja, atividades que o consumidor não enxerga e não está disposto a pagar, por meio da eliminação dos sete principais desperdícios: movimentação, transporte, inventário, defeitos, sobre produção, sobre processamento e espera.


Portanto, para atingir os resultados tão esperados e desejados para sua empresa é preciso seguir e adotar a mentalidade enxuta na sua organização.


"Como mesmo?"


Especifique o que agrega valor no seu produto do ponto de vista do consumidor, represente o mapa de fluxo de valor, faça o produto fluir, deixe o cliente "puxar" a produção, isto é, produza somente o necessário, elimine os principais desperdícios, enquanto busca a perfeição de seus produtos com sistemas à prova de erros.


Para mais informações, fique por dentro do blog ou entre em contato!


Autores: Samuel Simionato dos Santos e Lucas Morato Orlandini.


0 comentário
Posts Recentes

Fundada em 2013, a MecTRIA é uma empresa júnior de Consultoria e Projetos em Engenharia Mecânica, vinculada à Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Nossos Serviços

Nossos contatos

Informações

  • +80k (6)
  • +80k (7)
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco

Tel.:(34) 98442-6868

comercial@mectria.com

Linkedin

Instagram

Facebook

MecTRIA Consultoria & Projetos

Av. Dr. Randolfo Borges Junior 1250, sala C4, Univerdecidade Uberaba - MG

© 2020 por MecTRIA 

Todos os direitos reservados