Cópia de Sem nome (5).png

Blog MecTRIA

  • MecTRIA

Como evitar desperdícios em uma empresa?


Não está conseguindo elevar a produtividade, melhorar a qualidade, reduzir custos ou atender a demanda de seus clientes no prazo estipulado? Se você ainda não ouviu falar de Lean manufacturing, linha de produção enxuta, sistema Toyota de produção, ou termos do gênero, então entender estes conceitos e saber aplica-los em sua empresa é FUNDAMENTAL e provavelmente a SOLUÇÃO para os problemas da sua empresa.

O sistema Lean manufacturing não é nada mais do que uma filosofia para reduzir ou eliminar as perdas de uma linha de produção por meio do auxílio de determinadas ferramentas de qualidade e de gestão. Confira algumas DICAS para conseguir reduzir DESPERDÍCIOS e alavancar RESULTADOS consideravelmente de sua companhia:

- Value Stream Mapping (VSM) ou Mapeamento de fluxo de valor - Represente todo a cadeia de processos do fluxo de valor, ou seja, combine o fluxo físico dos materiais, desde os fornecedores até a entrega do produto final ao cliente, com o fluxo de informações relativas ao gerenciamento de cada etapa do processo (tempo de execução, número de funcionários, quantidade de estoques e defeitos, etc.) para assim visualizar as oportunidades de eliminação de desperdícios;

- Fluxo contínuo de uma peça onde abastecimento e retirada de materiais devem ocorrer continuamente, não pode sobrar e nem faltar tanto na entrada quanto na saída do processo;

- Os processos devem ser balanceados, à prova de erro (Poka Yoke), e conter a quantidade mínima possível de estoque;

- Identificar os gargalos do processo, isto é, detectar as etapas do processo que demandam mais tempo e limitam o fluxo contínuo do processo, e assim manter sempre abastecido o gargalo.

- Eliminar atividades que não agregam valor, ou seja, atividades que o consumidor não enxerga e não está disposto a pagar, por meio da eliminação dos sete principais desperdícios: movimentação, transporte, inventário, defeitos, sobre produção, sobre processamento e espera.

Portanto, para atingir os resultados tão esperados e desejados para sua empresa é preciso seguir e adotar a mentalidade enxuta na sua organização. Como mesmo? Especifique o que agrega valor no seu produto do ponto de vista do consumidor, represente o mapa de fluxo de valor, faça o produto fluir, deixe o cliente "puxar" a produção, isto é, produza somente o necessário, elimine os principais desperdícios, enquanto busca a perfeição de seus produtos com sistemas à prova de erros.

Para mais informações, fique por dentro do blog ou entre em contato.

Posts Recentes