Cópia de Sem nome (5).png

Blog MecTRIA

  • Thiago Pio

Engenharia, Meio Ambiente e Sustentabilidade


Fonte: https://pt.vecteezy.com

Fonte: https://pt.vecteezy.com/arte-vetorial/296328-modelo-de-plano-de-fundo-com-engrenagens-em-verde


A sustentabilidade é uma temática muito abordada por todos nós diariamente em nosso meio profissional. No entanto, você já se perguntou: qual o real significado desta palavra? E qual a sua relevância para o nosso mundo? Pois bem, é sobre isso que iremos tratar!


Em suma, sustentabilidade significa sobrevivência. Sobrevivência de empreendimentos, de recursos naturais e até mesmo da própria sociedade. Em toda a história, sempre foi necessário a utilização de recursos naturais para sanar a necessidade humana, seja ela básica (alimentação, higiene...) ou até mesmo mais específica (voltada para o luxo e conforto). No entanto, devido à utilização exagerada desses recursos, nosso meio ambiente começou a sofrer consequências: aquecimento global, extinção de várias espécies de plantas e animais, poluição... uma vasta lista de coisas, afetando a vida em um todo. A partir daí, devido às crescentes preocupações ambientais, foram tomadas iniciativas para que houvessem mudanças, surgindo assim, o desenvolvimento sustentável.


Em um conceito clássico: “desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações”. Outrora, podemos dizer que o mesmo assegura o crescimento econômico, sem comprometer os recursos naturais para o futuro. É aqui que entra o papel da engenharia de forma vital.

Como sabemos, a engenharia utiliza de recursos naturais para desenvolver e produzir bens e serviços, sempre visando a melhoria na qualidade de vida da população. Porém, devido à necessidade da apropriação e extração de recursos naturais, a engenharia provavelmente é a ciência que mais degrada o meio ambiente. Podemos tomar como exemplo, a produção mecânica: envolve extração de minerais, descarte de resíduos “pesados” e, além disso, inúmeros tipos de poluição. Em contrapartida, se a engenharia é a maior depredadora do meio ambiente, também é a ciência com o maior potencial de recuperação e qualidade ambiental.


Aí vem o questionamento: se a engenharia tem potencial para uma produção sustentável hoje em dia, isso é feito?


E a resposta é SIM! A cada dia que passa a engenharia vem trazendo normas mais rígidas quanto a isso, além de várias inovações sustentáveis. É questão de tempo para que toda essa depredação do nosso meio ambiente seja mínima!

Além disso, temos vários exemplos de inovações sustentáveis. Veja algumas delas:



Fonte: www.vecteezy.com

Carros híbridos e elétricos


Os sistemas instalados nos veículos elétricos e híbridos reduzem as emissões de gases geradores do efeito estufa (GEE), especialmente o dióxido de carbono (CO2), ambos responsáveis pelo aumento da temperatura média no planeta.











Fonte: www.casablancaturismo.com.br

Aviões híbridos e elétricos


A criação de um futuro mais sustentável para a aviação vem sendo uma das principais premissas das companhias aéreas ao redor do mundo. Já são operados protótipos de modelos energicamente mais econômicos, como aviões híbridos e elétricos, com capacidade para 15 a 20 passageiros. Menos ruídos e menor emissão de gases são algumas das vantagens dessas inovações.





br.pinterest.com



Potes de Bambu


substituindo o plástico ou a madeira em sua fabricação, o bambu possui uma série de benefícios. Além de seu rápido crescimento e brotar após ser cortado, o bambu também possui agentes naturais antibacterianos, sendo uma ótima opção sustentável.










www.hypeness.com.br



CO2ube


A inovação consiste em um tubo especial posicionado na saída do escapamento de veículos, que transforma resíduos emitidos pela combustão em substâncias que não fazem mal à natureza.









E aí? Tem uma ideia inovadora e quer que ela tenha um desenvolvimento sustentável? Ou até mesmo tem alguma duvida e quer saber mais sobre o assunto? Entre já em contato conosco!

Clique aqui para conversar com a gente!

0 comentário
Posts Recentes