Cópia de Sem nome (5).png

Blog MecTRIA

  • Pedro Afonso

Motores à diesel e flex, qual a melhor opção?


Fonte: https://www.mobiauto.com.br/revista/as-melhores-picapes-4x4-na-faixa-de-r-100-mil/738


Hoje em dia as principais alternativas de motores existentes são os movidos a biocombustível (flex) e a diesel. Mas qual o melhor motor para cada situação?

Atualmente, todas as picapes produzidas no Brasil vêm com os dois tipos de motores para que o cliente possa melhor escolher, mas e você? Sabe qual o melhor motor para o seu estilo de vida?


Todos os motores funcionam em quatro tempo, e como já de costume, todos sabemos os quatro tempos de um motor:

1°) Admissão;

2°) Compressão;

3°) Explosão;

4°) Escape.


Porém, existem algumas diferenças nos motores a diesel que veremos agora.

Os motores movidos a óleo diesel têm a maior diferença quando se trata da explosão. Diferente de carros flex, o motor a diesel não conta com a vela de ignição que provoca a explosão dentro do cilindro, pois o combustível utilizado nesses motores se inflama com a temperatura do ar de dentro da câmara na fase da compressão.

O combustível não é injetado na câmara com a mesma mistura do motor flex, ou seja, ele entra puro e tem uma explosão espontânea por conta da temperatura do ar que já está dentro do cilindro.

Estes motores são conhecidos por ter baixo RPM e ter uma robustez bruta, então deixando-os com uma maior durabilidade.


Fonte: Wikipedia.

Também, são conhecidos por serem mais econômicos que os carros flex, podendo chegar até os 25 km/L, além de que o torque sempre será maior nestes motores, então, o motor é capaz de sair da inércia com mais força e movimentar um veículo mais pesado facilmente, e por isso é mais conveniente ter 4x4 em motores a diesel.


Porém, nem tudo é maravilha. Esses motores tendem a ser mais caros para a fabricação e então são mais caros no mercado e para os impostos. Também, por ter sido desenvolvido antes dos motores flex estes motores são um pouco mais caros dentro da manutenção. Mas nada que bons cuidados não os tornem grandes companheiros por muito tempo e sem grande desvalorização para revenda. Não esquecendo que é claro que podemos usar um motor a diesel nas pistas, é mais econômico e as vezes até mais confortável, porém ele não tem a mesma eficiência de velocidade de outros carros.

Assim, para que possa escolher o melhor veículo para sua vida é necessário que você pesquise e se atente em quais tipos de serviços e viagens é acostumado a fazer e ter em mente os prós e contras de cada motor.

Fonte: https://blog.dandaro4x4.com.br/seu-carro-4x4-e-a-agua/

E aí? Já sabe em qual quadro você se encaixa? Um carro a diesel ou flex? Gostou do assunto? Veja um artigo relacionado! Você tem interesse de desenvolver algum projeto? Ou tem alguma ideia para tirar do papel? Entre em contato conosco!

0 comentário
Posts Recentes