Cópia de Sem nome (5).png

Blog MecTRIA

  • wesleyrosa4

O perfil do engenheiro mecânico na era digital


http://profissaocerta.blogspot.com

Como a maioria das coisas, com o passar do tempo a engenharia vem avançando junto com as inovações tecnológicas. Nesse sentido, podemos perceber movimentos surgindo dentro do meio, como a digitalização e a automação. Em resumo, podemos dizer que esses movimentos compõem o conceito de indústria 4.0 e engenharia 4.0.


Mas afinal de contas, o que é a indústria 4.0?

O 4.0 vem da ideia de essa ser a quarta revolução industrial, a revolução tecnológica. Sob esse ponto de vista, a revolução traz a promessa de elevar a eficiência dos sistemas de produção tornando esses cada vez mais autônomos, inteligentes e customizáveis. Baseando-se em três pilares:


https://www.mapadaobra.com.br

Internet das Coisas

O conceito tem a ideia de usar dispositivos eletrônicos embarcados para realizar conexões de rede em ambientes e objetos como eletrodomésticos, máquinas e veículos.

Big Data Analytics

O Big Data consiste em pegar toda a quantidade de dados que é gerada, compartilhada e armazenada e gerenciar esses mesmos de forma estratégica para basear tomadas de decisões e processos da organizacionais.

Segurança

Com a utilização de tantos dados torna-se importante se ater a segurança desses dados e também com a segurança da operação das maquinas de forma autônoma. Com as novas tecnologias se torna possível prever falhas, apontar necessidade de manutenção ou, até mesmo, atualizar a produção segundo a demanda em tempo quase real.


A engenharia 4.0

Também chamada de manufatura avançada, a engenharia 4.0 tem o objetivo de atender um mercado mais dinâmico, que exige maior rapidez e eficiência de processos. Nesse novo formato, utiliza-se de várias novas formas de tecnologia, como aplicativos que ajudam na rotina e organização do trabalho, softwares que ajudam no planejamento e gestão de projetos, programas de desenho técnico e modelagem 3D (apesar desses programas já serem indispensáveis a muito tempo para o engenheiro mecânico) e robôs que auxiliam na linha de produção.

Essa tendência acaba gerando a necessidade de profissionais mais capacitados e qualificados que consigam dialogar com as novas tecnologias e formas de se fazer engenharia de forma mais estratégica.




Como a engenharia 4.0 afeta o engenheiro mecânico futuro?

A engenharia mecânica sempre abraçou tendências, o CAD e 3D são bons exemplos disso, mas podemos dizer que ainda existe espaço para evolução. A engenharia mecânica se afasta do conceito clássico de apenas venda de máquinas e começa a trabalhar também com serviços, como o de manutenção preditiva e otimização de processos. Em resumo, a engenharia mecânica flerta com os conceitos de automatização, não só de maquinas, mas também de processos, com ajuda das ferramentas computacionais.


https://www.revistaferramental.com.br

Características buscada em um engenheiro da era digital

O mercado cada vez mais busca a qualificação dos profissionais, buscando mão de obra especializada. Assim, algumas características se sobressaem, como:

Atualização constante

A velocidade de chegada de novas tecnologias está cada vez mais rápida. Logo, apenas o diploma de engenheiro não gera grandes vantagens. E muito importante estar sempre se atualizando e buscar atingir um perfil multidisciplinar, almejado por muitas empresas.

Boa comunicação interpessoal

Na era da informação é muito importante criar a capacidade de passar as mesmas de forma clara por meio da fala. A comunicação malfeita entre a equipe pode acabar gerando erros ao longo dos processos de uma empresa. Além disso, essa habilidade contribui para o bom relacionamento da equipe gerando um ambiente mais harmonioso e saudável para todos.

Visão analítica

Para o engenheiro da era digital torna-se indispensável a visão apurada para captar tendências e mudanças no mercado, com isso conseguir se moldar e criar estratégias para passar pelas mesmas de forma assertiva.

Planejamento estratégico

O planejamento é uma das partes mais importantes de um projeto e faz valer o tempo invertido nessa etapa. Dessa forma, é importante saber montar um planejamento bem estruturado e o colocar em pratica dentro do cronograma, para assim atingir os objetivos da empresa.

A engenharia está sempre evoluindo e como visto é extremamente necessário que os engenheiros estejam em harmonia com essas mudanças para não perder as oportunidades que o mercado gera. Tornou-se notável a necessidade de saber trabalhar com as IT Tools e ter uma visão analítica sobre tudo isso.

Gostou do assunto? Quer saber mais sobre outros assuntos? Clique aqui Você tem interesse em desenvolver algum projeto? Ou tem uma ideia que deseja tirar do papel? Entre em contato com a gente para que possamos te ajudar, Fale Conosco!

0 comentário
Posts Recentes