Cópia de Sem nome (5).png

Blog MecTRIA

  • Guilherme Feliciano

O que um engenheiro mecânico pode fazer?


Fonte: blog.ucl.br/engenharia-mecanica-saiba-mais-sobre-essa-carreira/


O perfil de um engenheiro mecânico


Por ser uma profissão muito dinâmica, é muito importante que o engenheiro mecânico esteja sempre atento nos pequenos detalhes, seja para garantir uma boa qualidade na produção ou desenvolver um bom trabalho em equipe, já que muitas vezes ele é o responsável por coordenar a equipe dentro da empresa. Com isso, saber exercer sua liderança é essencial!

Além disso, como todas as indústrias buscam sempre obter a melhor qualidade de produção, é muito importante que o profissional esteja sempre se atualizando e buscando novos conhecimentos. Dessa forma, ser proativo pode ser um grande diferencial!


O curso de engenharia mecânica


O curso de engenharia mecânica dura em média 5 anos. Como em todas as outras engenharias, os dois primeiros anos são voltados para as matérias introdutórias, como cálculo, álgebra e física. Posteriormente, são apresentadas as disciplinas específicas do curso, cujas principais são:


  • Mecânica dos Sólidos;

  • Mecânica dos Fluidos;

  • Projetos Mecânicos;

  • Manutenção Mecânica;

  • Ciência dos Materiais;

  • Metrologia;

  • Sistemas Térmicos e Termodinâmica;

  • Ensaios Mecânicos;

  • Transferência de Calor;

  • Máquinas de Fluxo;

  • Processos de Fabricação;

  • Vibrações e Acústica;

  • Hidráulica e Pneumática;

  • Gestão da Produção;

  • Ética e Meio Ambiente;

  • Ergonomia e Segurança do Trabalho;

Áreas de atuação

Um dos grandes diferenciais do curso de Engenharia Mecânica é a variedade de profissões que o recém-formado pode exercer. Além de garantir mais tranquilidade em relação ao futuro, o engenheiro mecânico que não estiver satisfeito com a sua carreira pode trocar de setor e atuar em outra área sem dores de cabeça. Em outras palavras, o curso de Engenharia Mecânica é sinônimo de oportunidade, principalmente em locais em que o mercado está bastante aquecido.


Abaixo estão listadas as principais áreas de atuação do engenheiro mecânico:


Fonte: www.electricalelibrary.com

Térmica

A área térmica é uma das mais amplas da engenharia mecânica, possuindo diferentes tipos de aplicações. Nela, estão incluídas a Termodinâmica e Transferência de Calor. É aqui que entra a construção de motores, turbinas, sistemas de refrigeração, bombas de calor, entre outros.

A busca por aumentar a eficiência é constante e o engenheiro está sempre preocupado em diminuir a emissão de poluentes.






Fonte: pt.wikipedia.org

Fluidos


O estudo dos fluidos se baseia na Mecânica dos Fluidos, trabalhando com aplicação de máquinas hidráulicas e pneumáticas tão importantes no nosso dia a dia. As principais são as bombas d’água, a direção hidráulica, o elevador hidráulico e outros equipamentos cujo funcionamento se baseia em fluidos, sejam eles líquidos ou gasosos.







Fonte: www.maestro.ind.br

Fabricação


Essa área é focada nos processos de fabricação de máquinas e peças para essas máquinas. O conhecimento dos variados processos de fabricação, como usinagem, soldagem, prensagem, laminação, trefilação, extrusão, entre outros, é fundamental para qualquer engenheiro mecânico, independentemente de trabalhar ou não nessa área.








Fonte: www.energybras.com.br

Projetos


A área de desenvolvimento de projetos, sem dúvidas, é uma das mais desafiadoras para o engenheiro mecânico e, ao mesmo tempo, mais gratificante. O setor de projetos é responsável por trazer inovações para os equipamentos e peças da indústria, sempre antenado com as novas tecnologias que surgem de forma cada vez mais dinâmica, visando melhorar cada vez mais a produtividade.

Vale ressaltar que, na maioria das vezes, na área de projetos ele trabalhará em conjunto com o engenheiro químico, na de geração de energia, atuará em conjunto com o engenheiro eletricista, e assim por diante.



Mercado de trabalho


Como se trata de uma profissão bastante abrangente, existem diversas oportunidades para o engenheiro mecânico em diferentes tipos de indústrias, como montadoras de automóveis, indústria têxtil e eletroeletrônica. Além das oportunidades mais tradicionais, existem também as indústrias emergentes, tais como: petroquímicas, celulose, açúcar, álcool e gás. Tais indústrias vão demandar uma grande quantidade de mão de obra especializada em Engenharia Mecânica.


Para exercer a função de engenheiro mecânico é obrigatório possuir o diploma de bacharel em Engenharia Mecânica em curso reconhecido pelo MEC e obter o registro profissional no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) do estado onde atua.


Se interessou sobre a área de Engenharia Mecânica? Conheça um pouco sobre nossa Empresa Júnior.

https://www.mectria.com/quem-somos

0 comentário
Posts Recentes