Cópia de Sem nome (5).png

Blog MecTRIA

  • Kim Sangawa e Victor Hugo de Oliveira

Por que contratar uma Empresa Júnior?


Bom, você já deve ter ouvido falar de empresas juniores. Elas estão presentes na maioria das universidades, são exemplo de profissionalismo e a prova de que a vida profissional já começa antes da formatura.

Para início de conversa, vamos te explicar o que de fato é, uma Empresa Júnior.

Empresa Júnior:

Por definição, é uma associação civil, sem fins lucrativos, constituída e gerida por alunos de graduação, tendo como principais objetivos colocar em prática o aprendizado adquirido dentro da universidade, aproximar o estudante do mercado, proporcionar experiência com projetos que exijam inovação e soluções para problemas que afetam a sua área de atuação, além de capacitar fortemente os membros na área de gestão e liderança.

Legalmente, a abertura de uma Empresa Júnior é a mesma de uma empresa normal. Elas estão sujeitas a quase todas as responsabilidades de todas as outras organizações, a única diferença são os impostos. Como a empresa não tem fins lucrativos, não precisa pagar a maioria dos impostos. Com isto, é possível oferecer condições de produtos e serviços de qualidade com um custo menor, porém com registros, constituições e toda documentação normalmente.

Vamos falar mais dessas condições especiais logo abaixo.

História

A história das empresas juniores começou na França com a ESSEC (L’Ecole Supérieure des Sciences Economiques et Commerciales de Paris) nos anos 60.

Alguns alunos criaram a Júnior Enterprise, que servia para dar consultoria para as empresas sobre questões do mercado. Posteriormente, outros cursos da faculdade começaram a criar empresas especializadas em sua área de estudo que, depois, se espalharam por Paris.

Em 1969, foi criada a Confederação Francesa de Empresas Juniores de Paris que, já no início, contava com 20 empresas. No Brasil, a ideia começou na década de 80, por iniciativa na Câmera do Comércio Brasil-França, na USP. Hoje, são mais de 2 mil instituições cadastradas e com muitos projetos em ação.

Sobre a Mectria

A MecTRIA, por exemplo, é uma empresa de consultoria em Engenharia Mecânica, vinculada a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). É uma Empresa sem fins lucrativos, voltada para a realização de projetos e consultorias de qualidade na área da Engenharia Mecânica, com preços acessíveis, qualidade profissional e supervisão direta por parte de professores doutores especialistas na área.

Afinal, por que contratar uma Empresa Júnior?

Baixo Custo dos Serviços

Essa é uma excelente vantagem para se contratar os serviços de consultoria de empresas juniores. Empresa júnior paga menos impostos para o governo e todo o dinheiro arrecadado é para manutenção da empresa e capacitação dos seus membros. Logo, os preços chegam a até 70% abaixo do mercado. Incrível, não é?

Motivação diferenciada

Além de ser uma empresa sem fins lucrativos, os empresários juniores trabalham como voluntários, logo, não são remunerados. Porém, a motivação deles vai muito além do financeiro.

A missão de um membro de Empresa Júnior é se desenvolver além da capacitação que a graduação comum pode oferecer e, com isso, ser um agente transformador da sociedade.

Orientadores Especializados

Os serviços são feitos com altíssima qualidade, tendo o mesmo nível de uma empresa sênior! Sabe por que? A resposta é simples. Essas empresas se localizam em universidades de nível elevado, e seus projetos são orientados e acompanhados pelo corpo docente da mesma, que é altamente qualificado, composto por mestres e doutores especialistas em suas áreas de atuação.

Infraestrutura

Normalmente, a empresa júnior conta com toda a estrutura da universidade, tal como laboratórios e equipamentos.

Conclusão

Com tantos projetos de sucesso não é surpresa que o movimento de empresas juniores esteja crescendo. Atualmente, o Brasil conta com mais de 1,2 mil empresas juniores espalhadas pelo país.

E, entre projetos e consultorias realizados, as empresas juniores movimentaram mais de R$ 11 milhões em 2016.

Não deixe de conhecer e levar uma empresa júnior para dentro de sua empresa. Fique tranquilo, aqui na Mectria o diagnóstico é gratuito.

Você pode entrar em contato conosco acessando nosso site: www.mectriauftm.com.

Até o próximo texto!

0 comentário
Posts Recentes