Por Que Ter Um Ambiente Climatizado?
Atualizado: 13 de abr. de 2021
Sejam em lojas, restaurantes, escritórios, hospitais ou ambientes residenciais, a climatização oferece diversos benefícios para todos. Além de garantir o conforto, um ambiente climatizado também proporciona mais saúde e bem-estar, aliviando o estresse e reduzindo problemas relacionados ao clima seco, umidade excessiva ou doenças relacionadas ao ar, como por exemplo a COVID-19.
Os benefícios dos sistemas de climatização modernos vão muito além de qualquer sistema de ventilação convencional.
Mas afinal, o que é climatização?
Antes de falar dos benefícios de se trabalhar em um ambiente climatizado, vamos explicar primeiro o que é climatização.
Dessa forma, esse é o processo de fazer que o ambiente se mantenha numa temperatura agradável a todos os indivíduos que estão inseridos nesse meio. Para isso, existem tecnologias que tem como objetivo proporcionar o conforto térmico. Uma tecnologia comumente utilizada é a AVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado) que tem como mecanismo ventoinhas forçadas por motores bipolares que tem como finalidade retirar o ar quente do local.
Essa tecnologia é uma das áreas de atuação da engenharia mecânica, na qual utiliza desde princípios da termodinâmica até mecânicas dos fluidos, transferência de calor e refrigeração. Em ambientes que necessitam de controle de temperatura e renovação de ar, como edifícios industriais e shoppings, essa é bastante é utilizada.
Agora sabendo o que é climatização, vamos citar as vantagens de se trabalhar em um ambiente climatizado.
As vantagens:
Maior rendimento e conforto
Todos nós sabemos o quão importante é proporcionar um ambiente adequado para maior rendimento dos funcionários. Assim, é essencial que o ambiente seja devidamente climatizado com uma temperatura ambiente agradável. Esse clima agradável poupa energia para realização de tarefas e diminui o estresse.
Além dos ambientes industriais, as vantagens de maior rendimento também estão relacionadas a domicílios. Uma vez que o ar-condicionado proporciona uma boa noite de sono, garantindo uma disposição maior para o dia a dia.
Saúde
A climatização também está diretamente ligada à saúde. Por exemplo, em hospitais, o ar deve ser de extrema qualidade para não ser nocivo aos pacientes e colaboradores. Dessa forma utiliza-se sistemas de filtragem para combate fungos e micro-organismos reduzindo sintomas como coceira, espirros e irritações, os quais aumentam a proliferação de doenças.
Além de ambientes da área da saúde, é essencial que todos os locais possuam uma circulação de ar limpo, principalmente em meio a pandemia do COVID-19. Para isso, os aparelhos de ar-condicionado devem estar adequados para realizarem a renovação do ar de maneira correta, com a função de evitar a circulação de um mesmo ar no ambiente que circulam diferentes pessoas.
Pouco barulho
Em relação a ruídos, não precisa ter preocupações. Hoje em dia, existem diversos tipos de aparelhos que são totalmente silenciosos, passando até despercebidos quando estão ligados, além de serem extremamente eficientes para a renovação e manter uma temperatura agradável. Confira mais sobre os tipos de sistema de climatizações e sua aplicações.
Instalação simples
É verdade que existem diversos modelos, sendo dos mais simples aos mais refinados, e que cada um se destina a um tipo de ambiente. Porém, nem sempre é preciso fazer grandes mudanças na estrutura para ter esses equipamentos instalados.
Alguns deles são facilmente instalados e não necessitam de grandes intervenções na edificação. Em apenas um dia eles já estarão instalados e funcionando, garantindo conforto térmico a todos que ali permanecem. Este é o caso do Climatizador evaporativo. Que além de ter fácil instalação, e não agredir a saúde das pessoas, garante ambientes mais frescos sem grandes impactos em sua conta de luz.
TIPOS DE REFRIGERAÇÃO
Tendo em vista todas as vantagens e benefícios que um ambiente climatizado traz, vamos mostrar alguns tipos de refrigeração e ventilação que pode ser utilizado.
Ventilação natural
A ventilação natural consiste na ventilação de um edifício com ar proveniente do exterior sem a utilização de ventiladores nem de outros sistemas mecânicos.
Em ambientes pequenos e simples, como casas, a ventilação natural pode ser realizada através de janelas abertas ou de respiradouros. Um método usual em locais de médio ou grande porte, é a utilização de claraboias abertas em zonas superiores, onde o ar quente sobe no interior do edifício e o ar frio (exterior) entra de forma espontânea pela parte inferior do edifício.
Ventilação mecânica
A ventilação mecânica ou ventilação forçada está relacionada a umidade do ar. Em climas úmidos, é necessária muita energia para o controle do ar em questão de qualidade através de diluição ou substituição pelo ar exterior. De tal modo que o excesso de umidade, os odores e os contaminantes são os fatores que necessitam desse tipo de controle.
Ar condicionado
O ar condicionado, proporciona refrigeração através da remoção do ar quente, na qual é a forma mais comum em questão de tipos de refrigeração. É facilmente encontrado em ambientes residenciais, comércios e até mesmo em carros. Esses utilizam água, gelo e químicos (refrigerantes) e métodos por irradiação, convecção ou por aquecimento-arrefecimento para proporcionar ao ambiente a temperatura desejada.
Refrigeração
Além de ser uma das funções do ar-condicionado e da ventilação, existem outras formas e tecnologias para a refrigeração, por exemplo, refrigeração vocacionada para a conservação de alimentos e de outros produtos, utilizando a tecnologia AVAC ou a AVAC & R, mantendo a baixa temperatura e resfriando o ar de forma artificial em ambientes fechados ou de alguma substância. Como os frigoríficos com suas câmaras frias.
Se interessou sobre o assunto? Já tem algum sistema de climatização? Está gerando muitos gastos? Deseja implementar um sistema de climatização na sua casa ou estabelecimento de forma eficaz ?
Podemos te ajudar, entre em contato com a nossa empresa para saber mais sobre o serviço.
Autor: Rodrigo Palma
Comments