Cópia de Sem nome (5).png

Blog MecTRIA

  • Samuel Simionato dos Santos

Diferenças entre os Principais Processos de Fabricação

Atualizado: 2 de Out de 2020

Fabricação é a parte do processo produtivo que tira as coisas do papel, que dá vida à ideia e executa o projeto.

Como existem inúmeras diferenças nos tipos de projetos, materiais e especificações, também existem vários tipos e métodos de fabricação. Você sabe quais são os principais? E as diferenças entre eles? Vamos lá então!


Fonte: www.desmontearuja.com.br


Quais os principais tipos?


Os principais tipos são:

  • Usinagem;

  • Fundição;

  • Soldagem;

  • Metalurgia do Pó;

  • Conformação Mecânica.



Você pode até estar se perguntando:

"ok, mas como sei qual é melhor para o meu projeto?"


Pois bem, para sanar sua dúvida, é preciso conhecer melhor cada um deles.



Usinagem


Fonte: www.mecanicaindustrial.com.br

Este tipo caracteriza-se principalmente, por ter algo que não é presente nos outros tipos que serão citados posteriormente, a Remoção de Cavaco; onde cavaco faz referência aos pedaços de material retirados da peça durante o processo de Usinagem.


Em suma, usinagem é nada mais do que o processo de desgaste mecânico que visa obter a forma ou o acabamento necessário / esperado para a peça, seja ela metálica ou não.


Atualmente, com a tecnologia desenvolvida e uso de CNC (Comando Numérico Computadorizado), o processo pode ser tão preciso que chega na casa de 1 mícron.


Assim, podemos concluir que Usinagem é um processo que pode ser muito preciso, podendo ser utilizado tanto para fazer peças de grande porte, quanto peças menores com alto detalhamento.



Fundição


Fonte: www.novovarejo.com.br

A fundição é utilizada, frequentemente, para produzir peças complexas que seriam difíceis e caras para serem feitas por outro método de fabricação.


A característica principal deste tipo de fabricação é o metal líquido, que é despejado em um molde com a forma da peça desejada. Com o resfriamento e solidificação do metal, a peça está pronta.

Quanto ao processo, o molde pode ser de areia ou metal. Já o método de vazamento, pode ser por gravidade ou diferença de pressão.


Portanto, fundição é um processo de fabricação que trabalha com metais, que serão fundidos e colocados em um molde para serem resfriados. Em seguida, pode ser enviado à outros processos de fabricação para obter um melhor acabamento, como a Usinagem.



Soldagem


Fonte: www.usbindustrial.com.br

A Soldagem consiste basicamente em união de materiais, iguais ou não, de forma permanente por basicamente dois grandes grupos, sendo eles:

  • Soldagem por fusão: consiste em fusão parcial e local das partes a serem unidas;

  • Soldagem por pressão: consiste em deformação por aquecimento a uma temperatura inferior à temperatura de fusão.



Metalurgia do Pó


Fonte: www.roxxor.com.br

A metalurgia do pó é um tipo de processo de fabricação que consiste em trabalhar com pó de metais, de ligas metálicas e até mesmo de materiais não metálicos para transformá-los em peças resistentes sem a utilização de fundição e outros processos; A metalurgia do pó utiliza-se apenas de pre


Este processo é relativamente recente (pós Segunda Guerra Mundial) e é mais indicado para projetos que exigem uma forma complexa e grande precisão nas dimensões. Por exemplo: certos tipos de imãs permanentes, filtros metálicos, escovas coletores, entre outros...


Todavia, há algumas limitações:


A área de trabalho é geralmente de 10 mm² a 0,015 m², tendo seu comprimento de 1 a 150 mm. Dessa forma, é necessário fabricar lotes grandes de peças, pois o custo das matrizes de compressão e recompressão é muito elevado.



Conformação Mecânica


Fonte: www.rijeza.com.br

Este tipo de fabricação subdivide-se em diversos outros tipos, os quais permitem trabalhar desde pequenas peças até grandes projetos.


Os processos de conformação mecânica buscam alterar a geometria interna nas peças através de forças aplicadas por ferramentas adequadas.

Em função da temperatura e do material a ser utilizado, o processo pode ser classificado como trabalho a frio, a morno e a quente. De tal forma que cada um desses trabalhos fornecerá características diferentes ao material e à peça.


Além da temperatura de trabalho, essa características são influenciadas pela composição química da matéria prima, grau de deformação e velocidade de deformação.



Se interessou e precisa de uma ajuda profissional no seu projeto?

Fale conosco, sem compromisso!!




Autor: Samuel Simionato dos Santos


0 comentário
Posts Recentes

Fundada em 2013, a MecTRIA é uma empresa júnior de Consultoria e Projetos em Engenharia Mecânica, vinculada à Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Nossos Serviços

Nossos contatos

Informações

  • +80k (6)
  • +80k (7)
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco

Tel.:(34) 98442-6868

comercial@mectria.com

Linkedin

Instagram

Facebook

MecTRIA Consultoria & Projetos

Av. Dr. Randolfo Borges Junior 1250, sala C4, Univerdecidade Uberaba - MG

© 2020 por MecTRIA 

Todos os direitos reservados