Cópia de Sem nome (5).png

Blog MecTRIA

  • Evandro Moroni

Serviços MecTRIA: Desenho Técnico


Fonte: plataformacad.com


Um pouco de história...


Há muito tempo, com o surgimento das pinturas rupestres, os desenhos começaram a fazer parte da história da humanidade. Desde então, essa forma de representar e registrar momentos, detalhes do ambiente e a natureza foi sendo aperfeiçoada e implementada, se mostrando relevante em diversos âmbitos no mundo todo.


Um belo exemplo dessa evolução e de seu valor, é na área de engenharia, construção civil e da arquitetura. Embora primitivo para os padrões de hoje, as culturas antigas, como egípcios, desenvolveram um método para se comunicar visualmente através de projetos de construção.


Com isso, o homem tem concebido e construído feitos utilizando a tecnologia disponível para a melhoria desse método. E claro, nós sabemos como plantas de projetos de construção e arquitetônicos são necessários e de suma importância nos dias atuais.



E muitos, se não todos, desses feitos de evolução, empregam no ramo da engenharia, de alguma forma, o Desenho Técnico.


Mas o que é um Desenho Técnico?


A principal finalidade do Desenho Técnico é expressar graficamente e documentar formas, dimensões, acabamentos, tolerâncias, montagens, materiais e demais características de peças e produtos em geral.



O Desenho Técnico tem a função de padronizar um projeto e deve obedecer as regras e normas internacionais, nacionais e regionais (normas ABNT).


Para isso, utiliza-se de um conjunto constituído por linhas, números, símbolos e representações, o que permite que o técnico responsável pela fabricação, ou qualquer pessoa com conhecimento sobre desenhos técnicos, que avalie o desenho, não precise se comunicar com o projetista.


Qual a relação do Desenho Técnico com a Engenharia Mecânica?


O Desenho técnico é fundamental no aprendizado e na prática da Engenharia Mecânica, é uma ferramenta que se faz presente de forma imprescindível na exercício da profissão.


Você deve estar se perguntando: Tanto assim? Por que?


Sim, pois basicamente a maioria dos projetos que envolve um engenheiro mecânico necessita apresentar Desenhos Técnicos dos modelos e protótipos, como suas partes, para a sua validação.



Ou seja, para desenvolver um produto novo ou para reproduzir um produto já existente é preciso de um Desenho Técnico fiel e detalhado, para assim garantir a qualidade do produto final, representado por um engenheiro.


E onde a MecTRIA entra nisso?


A MecTRIA, como uma Empresa Júnior de Consultoria e Projetos de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, realiza diversos serviços que envolvem Desenhos Técnicos.


São esses: a parte de qualquer componente, objeto, material, maquinários, estruturas e entre outros. Como também, apresentar Desenhos Técnicos em conjunto com diversos projetos ofertados em nossa Carta de Serviços.


Quais? Por exemplo, Estruturas Metálicas e Desenvolvimento de Produtos Mecânicos.



E como são realizados esses Desenhos Técnicos?


Tendo em vista a necessidade de minimizar os obstáculos enfrentados, como também oferecer qualidade, a MecTRIA desenvolve desenhos técnicos em 2D e 3D através de softwares especializados de CAD e CAM.


Os Desenhos Técnicos são executados pelos empresários juniores e revisados por professores, mestres e doutores (qualificados e com experiência em diversos tipos de softwares e áreas da Engenharia Mecânica), os quais realizam análise estrutural e dinâmica, cálculo e dimensionamento de vida útil, fadiga e resistência mecânica dos projetos.



Gostou da ideia? Aproveite e entre em contato conosco, sem compromisso!!



Autor: Dumilda Issenguel

Atualização: Evandro Moroni Júnior

0 comentário
Posts Recentes