Cópia de Sem nome (5).png

Blog MecTRIA

  • Pedro Afonso

Smart Home: a casa na palma da sua mão


Fonte: netlife.ec


Já imaginou poder verificar se você trancou a porta, desligou a luz ou apagou o fogo antes de sair de casa?

Agora tudo isso é possível com a nova tecnologia que traz o controle de toda a residência na tela do seu celular.

A Smart Home é uma residência que conta com aparelhos conectados à internet, fazendo com que esses possam ser controlados remotamente.

A casa inteligente pode ser chamada de DOMÓTICA, palavra criada a partir da junção de DOMUS (latim) “casa” e robótica “controle ou automatização”.

Normalmente, uma casa ou um apartamento Smart devem vir direto do projeto do imóvel para se ter uma residência 100% automatizada. Caso você não tenha um imóvel assim, fique tranquilo, pois, hoje podem-se adquirir produtos pela internet que deixarão sua residência bastante mecanizada.

Como funciona:

Uma Smart Home funciona com o conceito de internet of things (ioT) ou internet das coisas, essa é a forma como os objetos se conectam ao usuário e se comunicam entre si.

Todos os aparelhos que contam com conectividade à internet ficam na rede do usuário, e por meio de um aplicativo o residente recebe todas as informações dos dispositivos. Os comandos são enviados, através do app no smartphone do usuário, para a rede da casa e lá é identificado qual aparelho vai ser comandado e qual o comando a se executar.

Fonte: visioforce.com

Equipamentos para Smart Home:

Os equipamentos podem ser diversos, porém todos devem ter conexão com a internet.

Os mais comuns no dia de hoje são, geladeira, televisão, home-theater, aparelho de som, aparelhos de segurança e lâmpadas. Todos os dispositivos equipados com o conceito SMART podem ser conectados à internet e conseguem receber comandos e realizá-los. Mas nem todas as casas são feitas com o conceito SMART, então algumas empresas estão produzindo aparelhos que transformam a casa tradicional em uma “Smart Home”, exemplo disso é a ALEXA da empresa AMAZON. Ela é uma assistente de voz que transforma comandos em ação.


Fonte: newvoice.ai

Exemplos:

Uma das empresas mais conhecidas do mundo e que conta com o sistema de Smart Home é a Samsung, esta não está só dentro do ramo de aparelhos de celulares e notebooks, ela entra em inúmeros ramos, desde eletrodomésticos até o desenvolvimento de novas IA (inteligência artificial).

A Samsung conta com aparelhos eletrodomésticos que podem ser conectados à internet, passando pela rede, indo para nuvem e sendo observadas e comandadas pelo usuário através do celular ou até mesmo smartwatch. Pelo aparelho telefônico, o proprietário da rede pode enviar comandos, que fazem o caminho inverso e chegam até os aparelhos. Sendo eles: acender o fogo, ligar micro-ondas, a cafeteira, verificar câmeras de segurança, verificar se a porta está trancada e até mesmo conseguir ver quais produtos estão faltando dentro da geladeira.


Fonte: trendsformative.com
Vantagens:

Conveniência para instalação: Muitos dos aparelhos com o conceito de Smart Home não necessitam de fiação para serem conectados com a internet.

Comodidade para o usuário: Os sensores que acompanham os aparelhos se ajustam sozinhos e de acordo com a necessidade do mesmo.

Controle total dos aparelhos domésticos, desde aparelhos televisores até lâmpadas.

Segurança: Sendo possível acessar as câmeras, e alarme, e até mesmo as fechaduras das portas e portões.



Fonte: habitatpresto.com
Futuro:

Os objetivos a serem atingidos com a Smart Home é poder dar ao usuário e proprietário da residência uma vida mais ágil e conveniente, podendo fazer tudo para facilitar sua vida dentro e fora de casa. A integração mais alta de segurança doméstica também transforma a inteligência artificial em um software mais avançado para ajudar o usuário, integrando mais aparelhos eletrodomésticos ao conceito Smart e maior economia de energia, pois assim, o usuário pode definir horários que aparelhos irão ser ativados e desativados. Assim, trazendo mais facilidade para transformar uma casa tradicional em uma Smart Home, com aparelhos que possam ser adquiridos ao longo do tempo.



Ficou interessado no assunto e quer ver mais artigos como este? Leia mais em nosso blog!

0 comentário
Posts Recentes