Cópia de Sem nome (5).png

Blog MecTRIA

  • Thiago Pio

Conforto acústico: O que é e qual a sua importância?


Fonte: static.wixstatic.com

Você já se deparou com a situação de chegar em um estabelecimento com alguém e escutar uma música ao fundo de maneira que pudesse conversar tranquilamente?


Ou até mesmo, algo mais recorrente no dia a dia, quando o volume da música que estamos ouvindo está baixo e nós aumentamos até chegar em um nível confortável?


Essas e muitas outras são atividades comuns no nosso dia a dia (relacionados a sonoridade e ruídos) que passam despercebidas por nós.


Fonte: www.gyptone.com

Por que isso ocorre?


Bem, isso ocorre a partir de uma condição psicofísica!!


Psicofísica? O que é isso?


Psicofísica é a relação entre estímulos físicos e suas respectivas sensações, chamada conforto acústico. Essa condição é dada quando uma pessoa, em um determinado ambiente, experimenta uma sensação de bem-estar (dentro de um campo sonoro) em relação às atividades que está realizando.


Essa condição é importantíssima e sempre com um fim específico em todos os tipos de locais! Seja em casas de festas, bares, igrejas, casas, estabelecimentos comerciais… o conforto acústico está envolvido em tudo.


Em ambientes com um clima de descontração e lazer com música no local, a qualidade acústica deve garantir que não haja interferências de ruídos para que possamos interagir tranquilamente com outras pessoas proporcionando uma boa recepção e compreensão do que está sendo falado. Porém, escutarmos simultaneamente uma música harmoniosa e totalmente satisfatória.


Além disso, muitos desses ambientes deve haver uma baixa transmissão de ruídos, para que os cooperadores estejam sempre em total concentração no exercício suas atividades e também para respeitar e estar de acordo com todas as leis e normas acústicas e, assim, evitar problemas com multas ou até judiciais.


Concluindo,


Conforto Acústico está presente no dia a dia mais do que imaginamos, tal como sua importância. O controle de ruídos é diretamente relacionado ao nosso bem estar e saúde.


Imagina escutar o dia todo um som desagradável enquanto tenta concentrar em algo ou então, tentar comunicar com alguém e o som atrapalhar? Estressa qualquer um!!


Dessa forma, é importante nos atentar a não prejudicar nossa saúde auditiva, eliminar de nosso cotidiano aquilo que incomoda em relação à ruídos e, portanto, ficarmos satisfeitos com o som do ambiente. Além disso, vale atentar responsáveis de estabelecimentos comerciais e até de indústrias para aplicar todas as medidas necessárias para ficar de acordo com leis e respeitar o próximo, como a vizinhança e colaboradores.


Agora que já sabemos o que é, você pode estar se perguntando:


Fonte: www.norac.no

"Como consigo fazer que um ambiente chegue ao seu devido conforto acústico?"


Como sabemos que o bem estar está ligado à presença de um nível sonoro suficiente no ambiente. Em casos de locais em que sejam utilizadas músicas ou que o foco seja a interação de alguém com seu público (shows, igrejas…), esse conforto também está atrelado à percepção de ondas sonoras direcionadas e refletidas.


No entanto, esse é um dos infinitos casos relacionados a melhoria acústica, ou seja, tratamento acústico.


Fonte: www.soundproofingstore.co.uk

"Então, como é o tratamento acústico e como aplicá-lo?"


Calma, é ai que entra a MecTRIA!!


A MecTRIA Consultoria e Projetos realiza projetos proporcionando a solução para qualquer tipo de estabelecimento (comércio, indústria, fábricas e entre outros) a partir de dimensionamento, cálculos e uso de softwares garantindo a redução de qualquer ruído que perturbe o nível ambiente, de acordo com a finalidade e restrições do mesmo.


Além de garantir o controle de ruídos, o projeto comtempla todas a normas exigidas com qualidade proporcionado pelo compromisso e profissionalismo, sendo esses os princípios em qualquer serviço da empresa.

Portanto, a partir de uma análise do que é necessário para o ambiente, são realizados todos os processos referentes a realização do projeto e, assim, é removido as perturbações, como fontes de som externas ou internas, que estejam poluindo a paisagem sonora proporcionando a melhor experiência à você.



Afinal, ninguém merece aquele barulhinho enquanto realiza alguma atividade

E muito menos ser responsabilizado por gerar esse tipo de incômodo, né?


Você gostou desse artigo? Se interessou ou precisa de uma ajuda com algo relacionado a ruídos?

Fale já conosco, sem compromisso!


Aprofunde mais, entenda o por quê o controle de ruídos no local de trabalho!!



Autor: Thiago Pio

0 comentário
Posts Recentes