Cópia de Sem nome (5).png

Blog MecTRIA

  • diegoalves112

Projetos de Extensão da Engenharia Mecânica UFTM



É de fato importante participar de Projetos de Extensão?


Antes de respondermos essa pergunta, precisamos entender qual a definição de um Projeto de Extensão.


Em suma, Projetos de Extensão são atividades extracurriculares associadas à universidade que desenvolvem e ampliam o conhecimento dos alunos em ambientes externos às salas de aula. Dessa forma, articula-se esse conhecimento adquirido em prol de uma causa social e/ou científica e, portanto, alterando a realidade dos influenciados de forma positiva.


Baseando-nos nessa definição, percebe-se que a importância de participar se estabelece na experiência e conhecimento que o graduando obterá. Esse é, de fato, um grande diferencial.


Veja alguns exemplos de Projetos de Extensão:

  • Palestras;

  • Conferências;

  • Apresentações culturais;

  • Iniciações Científicas;

  • Equipes de Competição;

E claro, as famosas Empresas Júniores.


Projetos de Extensão em Engenharia Mecânica? Quais São?


No Curso de Engenharia Mecânica, a quantidade de conhecimento e espaço para desenvolvimento de habilidades é enorme. Dentro desses Projetos de Extensão relacionados ao curso existem oportunidades únicas de melhorar sua relação de trabalho e ter acesso a modelos diferentes de aprendizagem.


Por exemplo, criam-se janelas para contato com metodologias como: FMEA, 5W2H, OKRs, Six Sigma, dentre outras que agregam (e muito) na capacitação do indivíduo. Além disso, é possível colocar em prática teorias ensinadas em sala de aula, utilizar Softwares, fazer simulações, projetar e desenvolver habilidades pessoais, como o trabalho em equipe, liderança, oratória, persuasão, gestão de tempo, profissionalismo, entre outras que auxiliam o indivíduo a se destacar no mercado de trabalho.


A possibilidade de junção de mais de uma engenharia para um projeto também é válida. Projetos aeronáuticos, automobilísticos e aeroespaciais são exemplos.


A UFTM nesse contexto...


A Universidade Federal do Triângulo Mineiro, no contexto de Projetos de Extensão em Engenharia Mecânica, possui diversas alternativas.


Uma delas somos nós, a Empresa Júnior, chamada MecTRIA. Fundada em 2012 e formada exclusivamente por alunos do curso, trazemos soluções à sociedade por meio de prestação de serviços. Com isso, solucionamos problemas, realizamos sonhos, implementamos melhorias e principalmente proporcionamos boas experiências aos nossos clientes com preços abaixo do mercado. Além disso, contamos com o apoio de professores doutores e especialistas em diversas áreas relacionadas a engenharia mecânica.


Alguns outros Projetos de Extensão são: Projeto Zebu Baja, Fórmula Taurus Racing, Triângulo Aero, Triângulo Verde , e claro, iniciação científica.


Mas o que os professores acham sobre?


Depoimento dos Professores da UFTM sobre os projetos de extensão e sobre a MecTRIA:



"As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos cursos de engenharia apresentam nova configuração estabelecida em normativa publicada no ano de 2019, dando prazo para incorporação nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) até o ano de 2022.


As novas diretrizes traçadas refletem o que está ocorrendo em relação às demandas por profissionais na área de engenharia. Algumas das características a serem desenvolvidas pelos estudantes de engenharia são: 'ter visão holística e humanista, ser crítico, reflexivo, criativo, cooperativo e ético e com forte formação técnica; estar apto a pesquisar, desenvolver, adaptar e utilizar novas tecnologias, com atuação inovadora e empreendedora ...'.


O desenvolvimento destas características não deve ser trabalhado somente nos encontros em sala de aula, ou mesmo atividades restritas às disciplinas. É fundamental a participação dos futuros profissionais de engenharia em atividades que promovam a pesquisa e a extensão, que junto ao ensino fazem parte do tripé fundamental que é a base da existência da universidade.


Dentro deste contexto, é essencial que os estudantes participem de atividades ligadas aos Projetos Baja, Aero, Eficiência, Fórmula e MecTRIA que fazem parte do rol de atividades disponibilizadas pela Engenharia Mecânica da UFTM.


As atividades realizadas nestes projetos fazem com que os estudantes trabalhem na prática as características elencadas anteriormente, bem como, o enfrentamento de desafios fundamentais para a formação de um excelente profissional, como por exemplo o trabalho em equipe.


Nestes projetos, os estudantes poderão aplicar muitos conceitos visto na teoria e deverão expandir seus conhecimentos com o contato direto com problemas de engenharia, permeando todas as fases de desenvolvimento de um projeto. Outro fator importante a ressaltar é que os ambientes proporcionados por esses projetos elevam os potenciais latentes dos estudantes e impulsionam alguma habilidade que está, momentaneamente, restrita em sua personalidade.


Além de tudo que foi exposto, vale lembrar que a partir de 2022 todos os cursos de graduação serão obrigados a ter no mínimo dez por cento de sua carga horária em atividades de extensão, deixando clara a importância da realização destes tipos de atividades na formação dos futuros profissionais. "



"Em um cenário profissional cada dia mais competitivo, cada habilidade a mais faz com que os engenheiros recém formados se destaquem no mercado.


Uma atividade de extensão é uma das grandes possibilidades de atividades extracurriculares que os alunos podem agregar aos seus currículos. Dentre estas uma que tem despertado o interesse do mercado é a participação em uma empresa júnior.


Durante o tempo como membro da EJ os alunos desenvolvem competências como trabalho em equipe, gestão de recursos financeiros e pessoais, projetos técnicos e ainda aprendem na prática diversas metodologias que vão além das vistas em sala de aula.


Na engenharia Mecânica participar de uma EJ abre as portas para aqueles alunos que se identificam com a área de gestão e tem perfil mais administrativo para inúmeras possibilidades de estágios e empregos.


Como professor que orientou a Mectria e o Centri (Núcleo das Empresas Jrs) nos primeiros anos desde seus surgimentos até os registros e já acompanhou diversos projetos técnicos, eu acredito e apoio esse projeto."



"Os estudantes participantes de projetos como Baja, Aero, Eficiência, Fórmula e Mectria, tem a oportunidade de desenvolver habilidades práticas e teóricas que envolvem projetos inovadores e tecnológicos, fazendo com que sejam melhores preparados para o exercício da profissão.


Nestes projetos os estudantes se envolvem diretamente com casos reais de desenvolvimento de projetos, desde sua concepção até a construção, passando pelo planejamento detalhado de todas as etapas.


Nestes tipos de atividades os alunos aprendem a trabalhar em equipe e a cumprir tarefas de forma rigorosa seguindo um cronograma planejado. Ou seja, os alunos têm a oportunidade de aplicar e expandir os conhecimentos adquiridos em sala de aula, colocando-os em contato com ferramentas utilizadas pelas indústrias, favorecendo o aprendizado de metodologias científicas e tecnológicas necessárias para o desenvolvimento de soluções inovadoras.


Cabe ressaltar ainda, que estes projetos são componentes curriculares previstos no Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Mecânica da UFTM."



"Um dos objetivos dos projetos de extensão é atender as diferentes demandas da comunidade externa usando os conhecimentos dos discentes e docentes nos diferentes cursos ofertados pela universidade. De fato, os projetos de extensão representam uma oportunidade dos discentes aplicarem na prática os conhecimentos, habilidades e técnicas adquiridos nos cursos de graduação. Além disto, os discentes também têm contato com novas teorias e conteúdos que não são ensinados em sala de aula. Neste contexto, os projetos de extensão são uma ferramenta dos futuros egressos vivenciarem o mercado de trabalho fornecendo uma visão geral das principais dificuldades que irão enfrentar como formandos.


O curso de Engenharia Mecânica da UFTM incentiva a atuação do discente na extensão como uma das partes fundamentais para o complemento de sua formação universitária. Além de projetos ligados à realização da Semana da Engenharia Mecânica, visitas às feiras e outras atividades extraclasse, o curso realiza desde 2011, os projetos: BAJA SAE e AERODESIGN SAE. Em 2012 foi criada a Empresa Júnior (MECTRIA) da Engenharia Mecânica, e a partir de 2013 o projeto Eficiência Energética foi criado. Em 2015 um novo projeto teve início, o Fórmula SAE. Todos estes projetos contam com a participação de discentes de outros cursos, mas são coordenados por professores do Departamento de Engenharia Mecânica."



Se interessou sobre a MecTRIA? Deseja conhecer melhor nossa empresa e nossos serviços?


Fale Conosco, será um prazer!



Autor: Kim Sangawa


0 comentário
Posts Recentes

Fundada em 2013, a MecTRIA é uma empresa júnior de Consultoria e Projetos em Engenharia Mecânica, vinculada à Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Nossos Serviços

Nossos contatos

Informações

  • +80k (6)
  • +80k (7)
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco

Tel.:(34) 98442-6868

comercial@mectria.com

Linkedin

Instagram

Facebook

MecTRIA Consultoria & Projetos

Av. Dr. Randolfo Borges Junior 1250, sala C4, Univerdecidade Uberaba - MG

© 2020 por MecTRIA 

Todos os direitos reservados